O deputado federal Vander Loubet (PT) encerrou o primeiro dia de compromissos oficiais na nesta quinta-feira (13). Ele é o único representante do Centro-Oeste na comitiva do presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT).

O país asiático tem uma diferença de 12 horas em relação ao Estado. Portanto, já é noite em Xangai, onde a comitiva passou o dia. Vander participou da posse da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, instituição financeira dos Brics.

O bloco econômico é originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Desde 2021, houve a adesão de países como Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

“Além dessa solenidade, tivemos encontros e reuniões com dirigentes da Huawei (uma das maiores empresas do mundo na área de tecnologia da informação e referência na questão de 5G), da BYD (empresa de carros elétricos que tem a intenção de se instalar na antiga fábrica da Ford na Bahia) e da CCCC (empresa chinesa de engenharia e construção que tem investimentos no Brasil)”, revelou o parlamentar.

Após as visitas em Xangai, Lula, Vander e o restante da comitiva vão se encontrar com autoridades em Pequim, incluindo o presidente da China, Xi Jinping.