Prefeitos de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari e Campo Grande se reuniram neste sábado (25) em Sidrolândia para definir prioridades para modernizar a gestão municipal.

Segundo a prefeita Adriane Lopes (Patriota), a reunião começou a definir prioridades para a modernização da gestão. “Vamos modernizar para ter maior compromisso com processos, otimizando tempo. Nós temos que deixar um legado de muito compromisso. E vamos fazer a aquisição de todo o equipamento necessário para que o consórcio avance”, disse.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o deputado estadual Lídio Lopes, marido da prefeita de Campo Grande, e Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O Consórcio vai funcionar com administração própria e autonomia. O objetivo é garantir para a população das cidades integrantes, mais agilidade na execução dos serviços públicos e na aquisição de bens que promovam geração de oportunidades, riquezas renda, empregos e desenvolvimento territorial sustentável.

Em janeiro, foi inaugurado o Estatuto Social do Consórcio e inaugurada sua sede, que vai ficar no mesmo prédio onde funciona a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), à Rua Antônio Oliveira de Lima, 28 – Bairro Itanhangá Park.

Segundo a prefeitura, o modelo de Consórcio traz uma série de vantagens que podem ser revertidas para o cidadão, já que, com o grupo, é possível resolver problemas relacionados às mais variadas áreas, desde resíduos sólidos, recapeamento, até estradas vicinais.

A gestão associada e cooperada tem a premissa de buscar soluções em conjunto, podendo, cada município, propor e executar medidas locais e regionais para promover o desenvolvimento. A busca por parcerias, convênios e contratos nas diversas instâncias públicas e privadas, governamentais e não-governamentais, nacionais ou internacionais, também serão estimuladas nesse formato.