Ministra Sônia Guajajara chega a MS e visita terra indígena no interior
O comboio da ministra saiu de Campo Grande por volta das 7h e foi para Rio Brilhante
Mariane Chianezi, Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, chegou na manhã deste sábado (18) em Mato Grosso do Sul desembarcando no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A ministra seguiu direto para visita em terra indígena no interior do Estado.
O comboio com Guajajara saiu de Campo Grande por volta das 7h e foi para Rio Brilhante, onde está localizada a terra Laranjeira Nhanderu. Nas redes sociais, Sônia registrou a partida de Brasília e chegada em Campo Grande. “Comitiva Ministério dos Povos Indígenas a caminho do MS no território Guarani e Kaiowá”, escreveu.
Por fim, a ministra retornará para Campo Grande, onde cumpre agenda. A previsão de retorno para Brasília é às 20h (horário de MS).
Não foram informados detalhes de sua agenda, ou quais outros municípios devem ser visitados. A visita será acompanhada do deputado federal Vander Loubet (PT) e governador Eduardo Riedel (PSDB).
Em sua página do Twitter, a ministra também manifestou pesar pela morte do deputado estadual, Amarildo Cruz (PT), que faleceu nesta sexta-feira (17).
Visito hoje o MS e quero prestar aqui a minha solidariedade e pesar pelo falecimento do Deputado Amarildo Cruz na manhã de ontem . Amarildo foi um dos fundadores do PT no MS e um grande defensor das políticas afirmativas. Perdemos um grande aliado !
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) March 18, 2023
Guajajara visita terra palco de conflitos
O território indígena Laranjeira Nhanderu, localizado em Rio Brilhante, foi palco de conflito no final de fevereiro. Na data, indígenas guarani e kaiowá concretizarem a retomada de uma nova parte do território reivindicado como ancestral, localizada a fazenda Inho.
Equipes do batalhão de Choque da Polícia Militar em Campo Grande precisaram se deslocar para o local. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) interditou a rodovia a um quilômetro da região do confronto, onde era possível ouvir estrondos e barulhos, possivelmente de tiros.
Segundo o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), os indígenas afirmam que a retomada é uma reação à iniciativa de políticos e agentes de sindicatos locais que pretendem estabelecer um assentamento rural dentro da área reivindicada e em processo de identificação como terra de ocupação tradicional indígena.
Segundo os proprietários da área, os índios teriam entrado ‘armados e encapuzados’ para render funcionários da Fazenda Santo Antônio nesta madrugada. Por isso, eles teriam acionado a polícia.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Após 8 horas de protestos, MST libera trecho bloqueado na BR-262
Os manifestantes bloquearam o trecho da BR-262 para reivindicar terras, alimentação para famílias acampadas e assentamentos
‘A colaboradora foi desligada’: Band expõe decisão sobre Ana Paula Minerato após áudios racistas
Band diz que declarações de Ana Paula Minerato não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora
VPN Grátis no iPhone: Como Proteger Seus Dados Sem Gastar Nada
No mundo conectado de hoje, manter suas informações pessoais seguras é mais importante do que nunca.
Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 22 medalhas no Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude iniciaram em 13 de novembro e seguem até o dia 28, em João Pessoa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.