Diante das investigações do Gaeco que apontam o deputado estadual Neno Razuk (PL) como novo líder do jogo do bicho em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual João Henrique Catan, da mesma sigla, disse que o colega de bancada sempre aparentou ser um homem “correto e de palavra”.

As afirmações integram ainda, que o governo do PSDB “sempre disputou o apoio do jogo do bicho nas eleições, algo que está comprovado pela retrospectiva das capas dos jornais. Infelizmente a atividade de exploração de jogos de azar está em via de ser regulamentada pelo PT, que comanda a exploração de jogos pelas loterias federais. Na internet, no mundo todo, existe alto investimento nos sites de apostas on-line, inclusive as esportivas”, disse

“Sou contrário à exploração, que se desenvolveu no mundo inteiro, mas não dá para negar a constatação do que é fato, sendo o maior problema os meios de disputa do controle de uma atividade que hoje é considerada ilegal. Não tive acesso à denúncia formalizada, não sou integrante da executiva estadual para que possa tomar qualquer decisão, mas no parlamento, que é de onde conheço o Deputado Neno Razuk, sempre se apresentou como um homem correto e de palavra, fora dali não tenho conhecimento”, completou em nota.

O deputado estadual Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk (PL), é apontado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) como novo líder do jogo do bicho em Mato Grosso do Sul, segundo a denúncia obtida com exclusividade pelo Jornal Midiamax.

Na denúncia da Operação Sucessione, o deputado é apontado como líder da organização criminosa dedicada à prática dos crimes de roubo majorado, exploração de jogos de azar, corrupção, entre outros. O major Gilberto Luiz apontado como gerente do grupo tinha também a responsabilidade de não comprometer o líder, Neno Razuk.

Grupo de reuniões

Consta na denúncia que Neno Razuk comprou uma casa, onde os membros da organização criminosa se reuniam todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Um dia antes das máquinas do jogo do bicho serem apreendidas no Monte Castelo, foi decidido em uma dessas reuniões que eles ‘iriam para cima' dos concorrentes. Ainda de acordo com a denúncia, um veículo Volkswagen Polo, de cor branca, havia sido alugado para cometer os roubos dos malotes. Foram três malotes roubados de ‘recolhes' do grupo rival, num total de R$ 15 mil.

Pedidos de prisão temporária 1º fase da Sucessione

  • Diego de Souza Nunes,
  • José Eduardo Abdulahad, conhecido como ‘Zeizo'
  • Júlio César Ferreira dos Santos,
  • Luiz Paulo Bernardes Braga,
  • Major Gilberto Luiz dos Santos, conhecido como ‘Barba';
  • Mateus Aquino Júnior;
  • Roberto Razuk Filho, Neno Razuk, que foi indeferido;
  • Sargento Manoel Luiz Ribeiro, conhecido como ‘Manelão';
  • Taygor Ivan Moretto Pellissari;
  • Tiano Valdenor de Moraes;
  • Valmir Queiroz Martinelli;

Segunda fase da Sucessione

Jonathan Gimenez Grance, conhecido como ‘Cabeça', sobrinho de Jarvis Pavão, Gerson da bateria, ex-fornecedor da Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul), e o militar aposentado, Carlito Gonçalves conhecido como ‘Gambá' foram alvos de busca e apreensão na segunda fase da Operação Sucessione, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), na quarta-feira (20), segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax.

Segundo apurado, os alvos das buscas em não foram encontrados, já que pelo menos dois estariam viajando. Conversas extraídas dos celulares apreendidos na primeira fase teriam apontado para os nomes alvos de busca nesta segunda fase da Sucessione. 

O ex-fornecedor da Sejusp prestava serviços de manutenção nos veículos da secretaria junto de outras credenciadas, mas atualmente não presta mais o serviço à Sejusp. Nesta segunda fase havia pedido de prisão para o militar aposentado além do mandado de busca. 12 prisões foram convertidas em preventivas. 

Organização integrada por policiais militares

Segundo as investigações, a organização é integrada por policiais militares da reserva e de um ex-policial militar, que se valiam de sua condição, especialmente do porte de arma de fogo, como forma de subjugar a exploração do jogo ilegal aos mandos e desmandos da organização criminosa, tudo para tornar Campo Grande novo território sob seu comando.

15 pessoas foram indiciadas no dia 19 deste mês por integrarem organização criminosa armada, estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, voltada à exploração ilegal do jogo do bicho, roubos triplamente majorados, corrupção, entre outros crimes graves.

Investigação confirmou denúncia de servidores que vincularam ‘guerra do jogo do bicho' com contravenção na Sejusp, conforme antecipou o Midiamax em reportagem no mês de outubro.

O deputado Neno Razuk (PL) foi alvo da que cumpriu contra ela um mandado de busca e Quatro assessores do deputado foram presos

O empresário José Eduardo Abdulahad foi alvo de mandado de prisão no dia 5 deste mês. Segundo as investigações, a organização criminosa era responsável por diversos roubos praticados em plena luz do dia e na presença de outras pessoas, em Campo Grande, na disputa pelo monopólio do jogo do bicho local.

As investigações constataram, ainda, que a organização criminosa tem ‘grave penetração' nos órgãos de segurança pública e conta com policiais para o desempenho de suas atividades, revelando-se, portanto, dotada de especial periculosidade.