Lula convida Lira para café da manhã no Planalto após semana de crise no Congresso Nacional
‘Combustível está acabando’, disse Lira após encontro
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada, para um café da manhã. Segundo o Estadão, o encontro é para tentar ajustar a relação entre governo e os deputados, que atingiu o grau máximo da crise durante a tramitação da MP (Medida Provisória) dos Ministérios na semana passada.
A semana foi de críticas à articulação política e pedido de uma reforma ministerial para abrir espaço para partidos de centro. A aprovação do texto só saiu após Lula prometer ao Centrão que haverá mudanças na articulação política do governo, como defendem parlamentares, além da liberação de emendas e cargos.
O café da manhã, que aconteceu por volta das 8h, não estava planejado na agenda oficial do presidente. De acordo com a coluna, a extensão do encontro levou ao adiamento de outros compromissos, como a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para avançar em temas da agenda econômica, a exemplo do chamado “Desenrola” e do programa do carro popular.
Após o encontro, Lira deu entrevista a uma emissora de televisão e disse que o ‘Governo precisa fazer junto com seus líderes o processo de arregimentação de uma base que se mostre cristalina. Hoje o governo tem contado com a boa vontade desses partidos que estão votando republicanamente’. “Esse combustível está acabando”, arrematou o deputado.
O texto também afirmou que o café entre Lula e Lira foi articulado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O petista tentava promover o encontro desde a semana passada.
Para além dos problemas de articulação política, a relação entre Lula e Lira piorou ainda mais após a Polícia Federal deflagrar uma operação contra aliados do presidente da Câmara, o que levou o ministro da Justiça, Flávio Dino, a ir à residência oficial do alagoano para conter a escalada da crise. Para interlocutores do deputado alagoano, a PF teria agido diretamente para atingi-lo.
Com informações da Agência Estado
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Bombeiros alertam para ‘golpe da vistoria’ após compartilhamento ‘notificação’ por e-mail
Corpo de Bombeiros esclareceu que utiliza o e-mail: vistoriaschapadaodosul@cbm.ms.gov.br
‘Dissimulada’: Píton ainda nem deu às caras em Bioparque, mas já divide opiniões na cidade
Nome da cobra foi escolhido por votação popular, que gerou debate criativo nas redes sociais
‘Eu não duvido de absolutamente nada’, diz namorada sobre armadilha para matar delator do PCC
8 dias antes de sua morte, Gritzbach esteve na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e reiterou acusações contra policiais que estariam envolvidos em corrupção
Camionete roubada no Paraná é apreendida com mais de 900 quilos de drogas
Motorista saiu da pista após perseguição e abandonou veículo na MS-295
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.