Pular para o conteúdo
Política

Efeito Patrola: Lei do Pantanal deve ser encaminhada em duas semanas, diz Riedel

Govenador prevê que lei seja votada ainda antes do recesso parlamentar
Mirian Machado, Renata Portela -
recursos MS pantanal pantanal tce governo obras patrola
Fazenda desmatada no Pantanal sul-mato-grossense (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A proposta da Lei do Pantanal está próxima de ser discutida e votada. É isso que prevê o governador Eduardo Riedel (PSDB), em declaração dada nesta sexta-feira (10), durante o encerramento da Operação SULMaSSP, em .

A elaboração da lei ocorre após série de reportagens do Jornal Midiamax sobre irregularidades e desmatamento promovido pelo empreiteiro André Luis dos Santos, o Patrola, com obras de rodovias no . Ele é alvo de inquéritos.

Questionado sobre o projeto, Riedel garantiu que a proposta está na fase final de elaboração e entre os dias 23 e 24 de novembro chega até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. “Terá tempo para discussão e manifestação de todas as partes”, afirmou.

Ainda segundo o governador, as ações de construções de várias partes interessadas são feitas semanalmente, junto com o Ministério do Meio Ambiente, produtores rurais e ambientalistas, “para chegarmos à lei equilibrada e legítima”, disse.

Riedel ainda lembrou que o interesse é de preservar o bioma, mantendo os produtores rurais. “Daremos valor econômico ao meio ambiente. É uma discussão global e a lei insere essa modernidade com a precificação do carbono, da água e da biodiversidade. Isso será colocado na lei”, pontuou.

Governador Eduardo Riedel (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Obras paradas

O Jornal Midiamax publicou série de notícias que ligam as obras de pavimentação em rodovias do Pantanal com o desmatamento desenfreado, sem a devida licença ambiental. No fim de junho, inquérito civil foi instaurado para apurar o desmatamento na região.

Na época, a promotoria anexou uma matéria do Jornal Midiamax nos autos. Publicada um dia antes do registro da notícia de fato, a reportagem retrata a supressão de vegetação em áreas de preservação ambiental.

Com a investigação, o alterou o objeto da notícia, que agora apura a “regularidade da implantação/prolongamento da estrada/rodovia MS-228, em processo de construção pela empresa ALS Logística e Transportes [CNPJ 05.370.728/0001-29], no Município de ”.

Além disso, a promotora Ana Rachel Nina pediu para anexar os documentos enviados pelo Governo do Estado sobre as obras na região do Pantanal à notícia de fato nº 01.2023.00007140-5. Entre eles, o extrato do termo de das obras de revestimento primário no acesso à ponte do Taquari na MS-214 em Corumbá.

Assim como a paralisação das obras na MS-228, o termo da MS-214 foi paralisado retroativamente. Publicado em 21 de junho no DOE (Diário Oficial do Estado), o documento foi assinado em 18 de maio de 2023.

Licenças ambientais

O processo de licenciamento ambiental de obras no Pantanal, solicitado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), foi iniciado pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), e será concluído até o fim do ano, após o órgão de contas constatar que sequer havia licença ambiental nas obras do empreiteiro.

O TCE-MS definiu o prazo de quatro meses em decisão assinada pelo presidente da Corte, Jerson Domingos. Na mesma publicação, o Tribunal derrubou as medidas cautelares que suspenderam a implantação de revestimento primário em estradas do Pantanal. A ação do TCE-MS permite reparos emergenciais em obras da região pantaneira antes que o período de cheia comece.

“Temos um compromisso inalienável com o desenvolvimento sustentável. É preciso pavimentar o caminho social aliado ao respeito com o meio ambiente”, destacou o presidente do TCE-MS.

As obras seguem paralisadas pela Agesul até dezembro, podendo a paralisação ser mantida até que a Lei do Pantanal seja sancionada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com pausa em tarifas, Ibovespa dispara acima de 3% e dólar cai abaixo dos R$ 6

Carro capota após atropelar anta na BR-060

Com contrato para 3 anos, obra de unidade de saúde em Caarapó irá custar quase R$ 2 milhões

Papa Francisco recebe rei Charles III e rainha Camilla em audiência privada no Vaticano

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

tereza celulose

Tereza Cristina destaca fábrica de celulose em MS: “grandiosa para o nosso Estado”

Últimas Notícias

Brasil

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

A ação penal foi movida pelo Ministério Público Federal

Cotidiano

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Veio a falecer nesta quarta-feira (09)

Brasil

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Parecer pela cassação do mandato do deputado Glauber Braga

Polícia

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Curso foi realizado nas instalações de ensino da GCM