Pular para o conteúdo
Política

Justiça suspende afastamento de vereadores investigados na Operação Dark Money

A Justiça suspendeu nesta quinta-feira (20), a cassação de oito vereadores afastados em Maracaju, cidade a 159 quilômetros de Campo Grande. Estavam afastados: o presidente Robert Ziemann (PSDB); o segundo vice-presidente Jeferson Lopes (Patriota); o primeiro secretário da Mesa Diretora Antônio João Marçal de Souza; o Nenê da Vista Alegre (MDB); Laudo Sorrilha (PSDB); Ludimar … Continued
Diego Alves -
maracaju ms semana
Câmara de Maracaju (Reprodução, Câmara)

A Justiça suspendeu nesta quinta-feira (20), a cassação de oito vereadores afastados em , cidade a 159 quilômetros de . Estavam afastados: o presidente Robert Ziemann (PSDB); o segundo vice-presidente Jeferson Lopes (Patriota); o primeiro secretário da Antônio João Marçal de Souza; o Nenê da Vista Alegre (MDB); Laudo Sorrilha (PSDB); Ludimar Portela, o Nego do Povo (MDB); João Gomes Rocha, o Joãozinho Rocha (MDB); e Hélio Albarello (MDB).

A decisão é do Juiz de da 2ª Vara da Comarca de Maracaju, Raul Ignatius Nogueira. “A Justiça suspendeu pois achou desnecessário o afastamento dos vereadores, eleitos democraticamente e com direito ao exercício do mandato”, confirmou o advogado João Arnar. “Foram feitas todas as oitivas e não encontraram nada contra nós”, disse o presidente Robert Ziemann (PSDB).

O processo continua na Câmara, porém, o advogado informou que já foi dada entrada processo na Justiça contra o procedimento, que pode cassar os vereadores.

No dia 13 de março do ano passado, A Câmara aprovou a criação de comissão processante. Assim, iniciou o processo de cassação dos mandatos de oito vereadores afastados na operação.

Operação Dark Money

Em dezembro de 2022, o Dracco (Departamento de Repressão à e ao Crime Organizado) da Polícia Civil, deflagrou a terceira fase da Operação Dark Money. Foi identificado suposto pagamento de propina a vereadores durante os meses de dezembro de 2019 e novembro de 2020.

De acordo com a denúncia, as propinas seriam pagas por ordem do então prefeito Maurílio Azambuja (MDB) que, com o aval de outros servidores, tinha como objetivo afrouxar a fiscalização das contas da prefeitura pela Câmara, além de aprovar projetos e leis de seu interesse.

Ainda segundo denúncia da operação, o pagamento de propina tinha como objetivo impedir o funcionamento adequado do Legislativo, já que é de responsabilidade dos vereadores a fiscalização do Executivo. A 3ª fase teve o nome de “mensalinho” em referência ao esquema do mensalão, operado em nível federal.

As investigações do Dracco apontaram que 11 dos 13 vereadores que integravam a Câmara no período teriam recebido pagamentos indevidos oriundos dos desvios feitos na prefeitura.

Assim, dos 11 vereadores investigados, oito foram reeleitos. Os valores recebidos por cada vereador dependiam de sua influência e capacidade de interferir na fiscalização.

Em um ano, a investigação identificou pagamento para os 11 vereadores. O valor chegava a R$ 1,37 milhão. Então, os pagamentos eram feitos em cheques, nomes de laranjas ou até mesmo em espécie, para dificultar o rastreio do dinheiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pichação na sede do Corinthians exalta Neto e ataca Memphis

Celulose abre vaga para comboísta, mecânico e motorista em Ribas do Rio Pardo

China contesta sanções da UE contra Rússia por citar instituições chinesas

O Brasil já era civilizado antes de Cabral? Descubra o caminho que mudou a história que Dakila Pesquisas revela

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

Apoiadores de Bolsonaro realizam ‘adesivaço’ pedindo ‘Fora Moraes’ em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Prefeita e vereadores discutem áreas de investimentos em Campo Grande para 2026

Reunião técnica com vereadores, prefeita e secretários discutiu metas da LDO 2026

Cotidiano

Cuidado com o burro: animais voltam a ser flagrados ‘passeando’ por ruas de Campo Grande

Depois do burro fujão capturado pelo CCZ outros dois burros são flagrados em fuga

Emprego e Concurso

JBS abre 183 vagas de emprego para atuar na Capital e no interior de MS

As oportunidades são para as cidades de Campo Grande, Naviraí e Sidrolândia

MidiaMAIS

Nas férias, criançada vai poder jogar Xbox sem pagar nada em Museu de Campo Grande

Confira a programação pensada especialmente para os pequenos