Pular para o conteúdo
Política

Isenção de IPVA para carros com conversão para GNV e outros projetos foram aprovados na semana

A proposta foi aprovada em segunda discussão e segue para sanção
Renata Portela -
Foto: Glaucia Jandre, Alems

A semana de sessões ordinárias na Alems (Assembleia Legislativa de ) iniciou na terça-feira (23) com aprovação do projeto que isenta o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) sobre carros com conversão para gás natural.

A proposta, aprovada em segunda discussão, altera a Lei 1.810/1997, com o objetivo de conceder benefícios relativamente ao IPVA e a taxas do Detran/MS, sobre veículos movidos a gás natural, como também ao imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos.

Em redação final, por ter sofrido emenda, foi aprovado o Projeto de Lei 17/2022, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB). A proposta determina que “as repartições públicas estaduais que afixarem cartazes com o conteúdo que remeta ao artigo 331 do Código Penal, contendo as penalidades por desacato a servidores públicos ou a legislações similares, deverão afixar também cartazes com o conteúdo do artigo 5º e inciso I do Código de Defesa do Usuário do Serviço Público”. Segue ao expediente para sanção.

Já em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 73/2023, do deputado Junior Mochi (MDB). A matéria altera a Lei 2.721/2003, que declara a utilidade pública estadual do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier, com sede e foro em .

Outra proposta do Poder Executivo foi aprovada em segunda discussão e também segue ao expediente. São os Projetos de Lei 132/2023 e 133/2023, que dispõem sobre o sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Secretaria de Estado de Fazenda, com os cidadãos ou pessoas jurídicas, contribuintes ou não dos tributos estaduais.

Em primeira votação, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 92/2023, de autoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB). A proposta institui a “Semana de Conscientização e Prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças”, a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 7 de maio. Aprovado, vai à análise das comissões de mérito.

Sessão de quarta-feira

Já na quarta-feira (24), os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 51/2023, que permite a compra de remédios com o cartão do Mais Social. Mais quatro matérias foram discutidas.

De autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), a proposta altera a Lei Estadual 5.639/2021, que criou o Mais Social, para incluir medicamentos na lista de produtos permitidos, que são alimentos, gás de cozinha, produtos de limpeza e de higiene.

Após passar pela (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), foi aprovado também em primeira discussão o Projeto de Lei 134/2023, de autoria do Governo do Estado, que altera a Lei 5.615/2020, que regulamenta a concessão de Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico. A matéria corrige distorções na redação atual a fim de evitar demandas judiciais.

Já o Projeto de Resolução 7/2023, de Jamilson Name (PSDB), modifica o Regimento Interno (Resolução 65/2008), permitindo o uso do nome de registro de candidatura na Alems.

Em discussão única, passou o Projeto de Resolução 10/2023, de Zé Teixeira (PSDB), que denomina de Deputado Amarildo Cruz a área do estacionamento de visitantes do Palácio Guaicurus. Amarildo faleceu aos 60 anos, no dia 17 de março deste ano.

O Projeto de Lei 111/2023, que cria o Dia do Profissional Contabilista, a ser comemorado em 25 de abril, foi retirado de pauta devido à ausência do autor Coronel David (PL).

Mais comissões aprovadas

Os deputados estaduais aprovaram três projetos na quinta-feira (25). Entre eles, a mudança do Regimento Interno da Casa para desmembrar comissões, criando 17 permanentes, e a homenagem com nome de servidor do em uma agência.

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Resolução 03/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) e coautorias de outros parlamentares, foi aprovado em primeira discussão.

A proposta altera o Regimento Interno da Alems (Resolução 65/2008), desmembrando a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia em duas: Educação, Cultura e Desporto; e Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, o Parlamento passaria a ter 17 comissões permanentes.

A matéria segue para análise das comissões de mérito. Mochi falou em aparte que a intenção é trazer à Alems a discussão tecnológica, para que o Estado esteja ‘competindo de igual para igual com o Brasil e o mundo’.

Os parlamentares votaram também em primeira análise o Projeto de Lei 111/2023, proposto pelo deputado Coronel David (PL), que também segue expediente para análise das comissões de mérito. A proposição institui e inclui no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul “o Dia do Profissional Contabilista”, a ser comemorado todo dia 25 de abril.

Em discussão única, o Projeto de Lei 122/2023, do deputado Zé Teixeira (PSDB), foi aprovado para denominar de Pedro Pinheiro Torres o prédio onde está instalada a Agência de Trânsito de . Conforme informado pelo parlamentar na justificativa do projeto, Pedro Torres, falecido aos 69 anos, em 18 de março de 2023, era servidor do Detran/MS e atuava como agente de atividades de trânsito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Saúde investiga dois casos suspeitos de sarampo no Tocantins

prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo

Servidores da assistência municipal recusam proposta apresentada por Prefeitura

Anvisa suspende a venda de quatro cosméticos que têm a palavra ‘Hemp’ no rótulo

gestão

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Últimas Notícias

Cotidiano

Vídeo: Fogo em vegetação se espalha e fogo se aproxima de casas em Campo Grande

Incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Ministro afirmou que não viu indícios de fuga do ex-presidente e citou sobre medidas cautelares desproporcionais

Polícia

Padaria famosa no Taveirópolis é fechada pela Vigilância Sanitária e pega clientes de surpresa 

Estabelecimento foi lacrado na manhã desta terça-feira (22)

MidiaMAIS

Natal antecipado? Decoração fora de época em shopping desperta curiosidade em campo-grandenses

Luzes e árvores natalinas em pleno mês de julho chamou a atenção de moradores da capital