Nessa segunda-feira (13) membros da Frente Parlamentar em Defesa da Solução dos Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras voltam a se reunir. Na pauta está elaboração do relatório preliminar dos estudos, levantamentos e parciais conclusões sobre a situação agrária no entorno da Reserva Federal.

A Frente Parlamentar, criada em agosto, é coordenada pelo vereador Rogério Yuri (PSDB), e também é formada pelos vereadores Fabio Luís (Republicanos), que é o secretário e por Elias Ishy (PT) e Marcelo Mourão (Podemos), que são membros.

A primeira reunião ocorreu em 13 de setembro, na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), com presenças de várias autoridades da área de segurança pública e instituições ligadas à causa indígena.

Segundo Yuri, trata-se de uma situação conflito complexa que envolve os povos guarani-kaiowá que reivindicam a posse de áreas produtivas e legalmente instituídas e os sitiantes, que se opõem à perda de suas áreas.

Ainda de acordo com o parlamentar “o documento que será divulgado à sociedade será elaborado a partir da constatação da urgente necessidade de prover condições mínimas de acesso a água potável na reserva”.