Cristiane Pinheiro Duarte, mais conhecida como Cris Duarte, foi nomeada na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20). Ela já concorreu a cadeira da Prefeitura Municipal de Campo Grande pelo Psol nas eleições de 2020.

Formada em Psicologia, pós-graduada em Saúde Pública e integrante de movimentos sociais. Cris agora assume um cargo no Governo de Mato Grosso do Sul.

Após a disputa das eleições de 2020, Cris que comandava o Psol em Mato Grosso do Sul, comunicou em sua conta no Facebook que se desligou do partido em 2022. Ela alegou que, durante as eleições internas, passou por ‘processo sistemático de violência política de gênero’ e que a ‘lógica de disputa’ é ‘pouco convidativa a permanência no partido’.

Na época, Cris ainda disse que sentiu o ‘gosto amargo das consequências emocionais de ser uma mulher ocupando o principal cargo dessa instância partidária que mesmo diante das denúncias, parecia não haver possibilidade concreta de superação desse panorama de ataques pessoais, desrespeito, travamentos burocráticos característicos do machismo estrutural que culminaram nesta difícil decisão de desligamento’.

Além das questões internas e políticas, Cris Duarte comentou em sua carta que enfrentou também tentativas de contaminação de relações pessoais, o que a faz optar pelo afastamento do partido.

Além de Cris, o Governo de Eduardo Riedel (PSDB), também já nomeou outro candidato do Psol. Adonis Marcos de Souza, ex-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, foi nomeado na Secretaria de Educação do Estado em abril deste ano.