Pular para o conteúdo
Política

Estado do Pantanal: Entenda projeto que pode mudar identidade visual do Estado de MS

A ‘marca’ pantanal passaria a constar abaixo do logotipo do Governo do Estado
Renata Portela -
despesa
Totem da Governadoria de Mato Grosso do Sul (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Apresentada nesta semana pelo deputado Júnior Mochi (MDB), proposta foi defendida por outros parlamentares, para alterar a identificação visual do Estado de Mato Grosso do Sul. Passaria a constar “O Estado do Pantanal” abaixo do logotipo do Governo.

O Projeto de Lei 160 de 2023 foi defendido por deputados estaduais, durante sessão na Alems (Assembleia Legislativa de ) na quinta-feira (1º). O texto da proposta diz exatamente sobre acrescentar inciso à Lei 4.072, de 27 de julho de 2015, que institui a identificação visual do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Divulgação/Governo de MS

Assim, diz o inciso: “A identidade visual: ‘O Estado do Pantanal’, postado abaixo do logotipo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, ao lado direito do Brasão de Armas, sobreposto em moldura no padrão gráfico CMIK”.

Entenda a justificativa da proposta

No texto da proposição, o deputado aponta a importância da área do Pantanal, que vai além das fronteiras de Mato Grosso do Sul, ao estado vizinho Mato Grosso. “No entanto, a maior parte da área do pantanal está dentro do nosso estado. Portanto, a marca pantanal tem uma importância significativa”, diz o texto.

Isso, considerando o contexto do ecossistema e potencial econômico, cultural e turístico associado à região. Desta forma, o projeto relembra as importantes vertentes do Pantanal, sendo uma área rica em biodiversidade.

“Essa diversidade biológica é uma fonte de orgulho para o Mato Grosso do Sul e atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo”, afirma a proposta. Então, é relatada importância do Pantanal para o turismo no Estado. “O turismo relacionado ao Pantanal impulsiona a economia local, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento de infraestrutura turística”.

Além disso, é destacado patrimônio cultural do Pantanal. “Com comunidades tradicionais que vivem em harmonia com o ambiente há gerações, como os pantaneiros. Suas tradições, conhecimentos, folclore e práticas de manejo sustentável fazem parte da identidade cultural do Mato Grosso do Sul”.

No projeto, ainda é destacado como a “marca” Pantanal desempenha papel importante na promoção da conservação ambiental. Também é descrito desenvolvimento econômico proporcionado pela região, que impulsiona o turismo, e esportiva.

“Dessa forma, com o propósito de promoção e atratividade, o slogan mencionado aumenta a visibilidade do Mato Grosso do Sul tanto a nível nacional quanto internacional. Ao promover a marca pantanal, o estado se torna mais atrativo para investimentos, eventos e parcerias comerciais, e contribui para a criação de uma imagem positiva e distintiva, estimulando o desenvolvimento de outros setores, além do turismo”, diz ainda o projeto.

Deputados debateram tema

Para o autor do projeto, é preciso que os sul-mato-grossenses ‘se apropriem do Pantanal como grife’. “É o nosso símbolo, já que 2/3 do Pantanal está em nosso Estado. Já que essa discussão já foi travada lá atrás e acabou não vingando, infelizmente, nós temos que acrescer e nos apropriar”. Mochi reforçou: “Não estou propondo a mudança de nome, só estou acrescendo”.

Para o presidente da Casa, Gerson Claro (PP), a discussão sobre o Estado do Pantanal é ‘quase uma unanimidade’ entre os deputados.

Pedro Kemp (PT) defende que nunca é tarde para se retomar a discussão. “Eu considero importante para projetar o nosso Estado ao restante do país, já que quando se cruza para outros estados, ninguém conhece Mato Grosso do Sul, só Mato Grosso”, diz.

Para Zeca do PT, a questão não é tão simples. “No nosso Governo, tratei disso por 8 anos e paguei caro. O setor mais conservador falava que eu queria colocar Pantanal [nome do Estado] para ficar PT [na sigla] Ninguém lembra de Mato Grosso do Sul”, disse, relembrando agendas internacionais que participava e autoridades apenas citavam o Mato Grosso.

A tucana Mara Caseiro reforçou a ideia. “Acredito que seria oportuna a mudança”, concordou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira