Mato Grosso do Sul possui mais de 36 mil eleitores com pendências na Justiça Eleitoral. Essas pessoas podem não conseguir votar nas Eleições Municipais de 2024.

Os números foram apresentados pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), nesta terça-feira (7). Os títulos estão em situação de cancelamento devido ao não comparecimento às revisões eleitorais realizadas em 2019-2020.

MS tem total de 36.528 eleitores nessa situação. Em 2019 e 2020, o (Tribunal Superior Eleitoral) realizou o programa de identificação biométrica e a revisão do eleitorado.

Assim, encerraram mais de 2,5 milhões de títulos eleitorais que não compareceram à convocação para revisão. Cerca de 1,6 mil municípios, de 15 estados, tiveram inscrições canceladas. MS está entre as unidades de federação que foram afetadas: AC, AM, BA, CE, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RS, SC, SP e RO.

No Estado, 28 municípios tiveram o programa de revisão. Em 2019 foram: Alcinópolis, , Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, , Ladário, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porá, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Terenos e Três Lagoas.

Já em 2020 foram: Bodoquena, Cassilândia, Costa Rica, , Laguna Carapã, Nioaque e Paraíso das Águas. E Dourados e Itaporã receberam o programa nos dois anos.

O mesmo procedimento de reabilitação foi realizado para as eleições gerais de 2022, voltando a figurar como canceladas após a realização do pleito, conforme Resolução TSE n° 23.696/2022.
Então, esses eleitores perdem o direito de votar nas próximas eleições. Contudo, podem realizar a quitação eleitoral e regularizar a situação do título.

Confira como verificar a situação eleitoral direto de casa:

  • consultando no site do Tribunal www.tre-ms.jus.br no link “Serviços” clicando em “Situação Eleitoral”;
  • usando a câmera do seu celular para a leitura do QR Code disponível, que o direcionará para o link “Situação Eleitoral”;
  • comparecendo ao cartório eleitoral ou posto de atendimento.

Saiba Mais