Pular para o conteúdo
Política

Entenda o que são os ‘contratos de gestão’, metas que Eduardo Riedel anuncia nesta segunda

O governo do Estado aplica contratos de gestão desde 2015 e aplica os índices para mensuração desde 2018
Evelin Cáceres -
Riedel
Eduardo Riedel e secretariado (Foto: Saul Schramm)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) deve anunciar em evento nesta segunda-feira (24) os contratos de gestão para Mato Grosso do Sul em 2023. O modelo é a entrega de resultados mensuráveis por secretaria para a sociedade, em acordos assinados anualmente entre o governador e os secretários de Estado.

Os ‘contratos de gestão’ registram indicadores de desempenho que avaliam a capacidade das ações planejadas pelo Governo do Estado por meio de resultados e metas. Com isso, conseguem traduzir, por meio de relatórios, as condições econômicas, sociais e ambientais do Estado. As metas devem estar alinhadas com o PPA (Plano Plurianual).

Além disso, avaliações são lançadas anualmente onde são analisados os cumprimentos às metas e iniciativas estabelecidas nos contratos. O governo do Estado aplica contratos de gestão desde 2015 e aplica os índices para mensuração desde 2018.

No ano passado, foram assinados acordos com a SES (Secretaria de Estado de Saúde); CGE (Controladoria-Geral do Estado); PGE (Procuradoria-Geral do Estado); SED (Secretaria de Estado de Educação); UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); (Secretaria de Estado de Fazenda); Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública); (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica); SAD (Secretaria de Estado de Administração); Sedhast (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos); (Secretaria de Estado de Infraestrutura); Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Secic (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Constam atualizados na Segov os contratos de gestão de 2022 e a as avaliações até 2021.

Metas

Por exemplo, uma das metas da Sejusp para 2022 era a construção do Batalhão de e Jardim, do quartel dos Bombeiros em Fátima do Sul, além do término da sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). Tudo foi concluído, segundo relatório assinado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário Antônio Carlos Videira.

Em 2021, a Sejusp obteve média de 9,99 pelos indicadores, um dos maiores entre as secretarias. Isso porque cumpriu e ultrapassou as metas de elucidação de crimes, entregou todas as obras pactuadas e só deixou de cumprir totalmente a meta para presos em atividades laborais, que era de 35% e ficou em 34,47%.

Já a Semagro, atual Semadesc, tinha como uma das metas a modernização da agricultura familiar, listando no relatório reformulação do Prove Pantanal, que consta como publicado e a entrega das centrais de comercialização de Jateí, Iguatemi e Nova Alvorada.

Além disso, finalizar as estradas vicinais de Itaquiraí, e Iguatemi e execução do projeto de extrativismo em conjunto com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que não constam como executadas no relatório, assinado por Jaime Elias Verruck.

Em 2021, a nota para a Semagro foi de 8,65, com menores desempenhos nas áreas de variação percentual anual de abates no setor de avicultura, cuja meta era de 30% e foi desempenhado 11%; Quantidade de editais de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados ao agronegócio sul-mato-grossense, lançados pelo Fundems no exercício, cuja meta eram 6 e foram efetivados 3 e também quantidade de multas convertidas em serviços ambientais no âmbito do Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais (Pecoma) do IMASUL, cujo total na meta eram 180 e somente 58 foram efetivadas.

Evento de metas

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anuncia nesta segunda-feira (24) agenda de planejamento para 2023. O evento substituirá, segundo a assessoria, o balanço tradicional dos 100 dias de gestão, conforme feito tradicionalmente por membros do Poder Executivo.

O evento, chamado de “Ano 1 de um novo ciclo de desenvolvimento”, acontece nesta segunda às 19h na sede da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A agenda, de acordo com o divulgado, destacará a governança baseada nos quatro pilares: inclusivo, digital, verde e próspero. 

Para o governador Eduardo Riedel, é uma forma de compartilhar com a população o que está sendo feito. “Os 100 dias é mais um número cabalístico. Para nós, mais importante do que celebrar essa marca, é criar compromissos, mostrar o que vamos fazer, com uma equipe comprometida e muito bem orientada, que está fazendo o dever de casa”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe aviária no Brasil: o que se sabe até o momento

moraes

STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são

Identificada mulher que morreu em acidente com o marido na BR-262

Falsa multa: Prefeitura de Três Lagoas alerta para tentativa de golpe

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

br-163

Com CCR concorrendo pela BR-163, Coronel David admite pessimismo: ‘vai continuar mentindo’

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Tom Cruise está longe de pensar em aposentadoria. Durante a première de Missão: Impossível – O Acerto de Contas em Nova York, o astro de Hollywood afirmou ao The Hollywood Reporter que pretende continuar atuando por, no mínimo, mais quatro décadas. “Eu disse que faria filmes até os 80 anos; na verdade, vou fazê-los até … Continued

Cotidiano

Família procura por idoso com Alzheimer que saiu para caminhar e desapareceu em Campo Grande

Geraldo foi visto pela última vez próximo ao supermercado Fort, na Cafezais

Sem Categoria

VÍDEO: Eletricista esquece chave dentro de carro e veículo é furtado em 30 segundos

Ladrão furtou veículo em poucos segundos

Política

‘Parece piada’, diz Rodolfo Nogueira sobre CCR MSVia concorrer novamente à BR-163

BR-163 vai a leilão na próxima quinta-feira e conta com a CCR na disputa