Nesta quarta-feira (5), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), se encontrou com o novo presidente do Paraguai, Santiago Penã (Partido Colorado), eleito para comandar o país nos próximos cinco anos, a fim de estreitar laços.

O mandatário toma posse no próximo dia 15, e sucederá a Mário Abdo Benítez, da mesma sigla. O encontro aconteceu durante um almoço na residência do Embaixador do Brasil do PY.

Entre os assuntos a serem debatidos, a chefe do Executivo aproveitou para tratar demandas de interesse da Capital e também da Rota Bioceânica, que passará sobre o Rio Paraguai, entre Paraguai Carmelo Peralta e Porto Murtinho.

“Na busca de estreitar relações e da integração regional – tendo em vista possibilidades comerciais com a Rota Bioceânica -, prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) participa nesta quarta-feira (5), de um encontro durante o almoço com o novo presidente do Paraguai”, disse parte da nota encaminhada pela assessoria de Adriane.

Rota Bioceânica

A rota Bioceânica vai facilitar o escoamento de produtos sul-mato-grossense e do restante do País para China, por meio do Oceano Pacífico. O corredor ainda vai fortalecer a relação dos países do Mercosul com o mercado asiático.

Por fim, a rota bioceânica vai ligar o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Mato Grosso do Sul vai seguir pela cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.