Deputados têm segundo pedido de vistas sobre MS Empreendedor negado na Alems
Matéria passou com 17 votos a favor e dois contra dos opositores; outras três também foram aprovadas
Adriel Mattos, Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual João Henrique Catan (PL) ocupou a tribuna da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) na sessão desta quinta-feira (13) para criticar projeto que altera o MS-Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda).
O Projeto de Lei Complementar 4/2023, do Governo do Estado, altera a Lei Complementar 93/2001, mas as alterações são meramente atualizações da redação e incluem delegação de competências aos secretários de Fazenda e de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Na sessão de terça-feira (11), Catan pediu vistas à matéria, ou seja, mais tempo para analisar. Hoje, outro colega da oposição, Rafael Tavares (PRTB), teve pedido de vistas negado.
Com isso, a proposta acabou aprovada com 17 votos favoráveis e dois contrários de Tavares e Catan. Após a Ordem do Dia, o parlamentar do PL foi à tribuna e chamou os demais de “carimbadores do governador” Eduardo Riedel (PSDB).
“Esse projeto que revoga os dispositivos da lei complementar é falta de respeito com a Alems na concessão de benefícios fiscais. Parece uma blindagem ao governador, um ato de covardia e desrespeito à Alems”, disparou.
Entre revogações e atualizações do texto da lei, o projeto apenas exclui ou cria delegações para os secretários, mas não acaba com a possibilidade de empresas obterem incentivos fiscais.
Para Catan, a mudança exime Riedel, alegação rebatida pelo vice-líder do governo. “Coloca-se termos de direito penal para isentar o governador de suas responsabilidades. Escreve na nova redação que, havendo relevante interesse econômico, social e fiscal na concessão dos benefícios, o secretário de Estado de Fazenda, isoladamente, poderá firmar a concessão, quando, na verdade, deveria ser em conjunto”, afirmou.
Pedro Pedrossian Neto (PSD) disse que o fato de retirar a assinatura do governador na concessão de um benefício fiscal não exime o chefe do Executivo. “Muito pelo contrário, dá celeridade e desburocratiza o processo de acordo entre as partes”, respondeu.
Porém, Catan não se convenceu e anunciou que iria obter acesso a dados de isenções fiscais. “Vou conseguir todos os termos de incentivo do Estado e vamos ver se tem algo errado”, garantiu.
Ordem do Dia
Outras três matérias passaram em primeira discussão. O Projeto de Lei 32/2023, de Mara Caseiro, que cria o “Dia Estadual do Artista Visual, em homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira”, a ser comemorado em 18 de abril.
Já o Projeto de Lei 21/2023, de Neno Razuk (PL), reserva assentos para crianças próximos aos pais ou responsáveis em ônibus do transporte intermunicipal.
De Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 73/2023 altera a Lei 2.721/2003, que reconhece a utilidade pública estadual do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier, em Campo Grande. O motivo é que a entidade mudou a razão social para Fraternidade Despertar.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Cuiabá cede empate ao Juventude e se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento
Veterano Nenê saiu do banco para marcar e conquistar ponto importante para o Juventude no Brasileiro
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.