Pular para o conteúdo
Política

Deputados têm segundo pedido de vistas sobre MS Empreendedor negado na Alems

Matéria passou com 17 votos a favor e dois contra dos opositores; outras três também foram aprovadas
Adriel Mattos, Renata Portela -
MS Empreendedor
Foto: Renata Portela/Jornal Midiamax

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) ocupou a tribuna da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) na sessão desta quinta-feira (13) para criticar que altera o MS-Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda).

O Projeto de Lei Complementar 4/2023, do Governo do Estado, altera a Lei Complementar 93/2001, mas as alterações são meramente atualizações da redação e incluem delegação de competências aos secretários de Fazenda e de e Desenvolvimento.

Na sessão de terça-feira (11), Catan pediu vistas à matéria, ou seja, mais tempo para analisar. Hoje, outro colega da oposição, Rafael Tavares (PRTB), teve pedido de vistas negado.

Com isso, a proposta acabou aprovada com 17 votos favoráveis e dois contrários de Tavares e Catan. Após a Ordem do Dia, o parlamentar do PL foi à tribuna e chamou os demais de “carimbadores do governador” (PSDB).

“Esse projeto que revoga os dispositivos da lei complementar é falta de respeito com a Alems na concessão de benefícios fiscais. Parece uma blindagem ao governador, um ato de covardia e desrespeito à Alems”, disparou.

Entre revogações e atualizações do texto da lei, o projeto apenas exclui ou cria delegações para os secretários, mas não acaba com a possibilidade de empresas obterem incentivos fiscais.

Para Catan, a mudança exime Riedel, alegação rebatida pelo vice-líder do governo. “Coloca-se termos de direito penal para isentar o governador de suas responsabilidades. Escreve na nova redação que, havendo relevante interesse econômico, social e fiscal na concessão dos benefícios, o secretário de Estado de Fazenda, isoladamente, poderá firmar a concessão, quando, na verdade, deveria ser em conjunto”, afirmou.

Pedro Pedrossian Neto (PSD) disse que o fato de retirar a assinatura do governador na concessão de um benefício fiscal não exime o chefe do Executivo. “Muito pelo contrário, dá celeridade e desburocratiza o processo de acordo entre as partes”, respondeu.

Porém, Catan não se convenceu e anunciou que iria obter acesso a dados de isenções fiscais. “Vou conseguir todos os termos de incentivo do Estado e vamos ver se tem algo errado”, garantiu.

Ordem do Dia

Outras três matérias passaram em primeira discussão. O Projeto de Lei 32/2023, de Mara Caseiro, que cria o “Dia Estadual do Artista Visual, em homenagem a Izulina Gomes Xavier e Isaac Oliveira”, a ser comemorado em 18 de abril.

Já o Projeto de Lei 21/2023, de Neno Razuk (PL), reserva assentos para crianças próximos aos pais ou responsáveis em ônibus do transporte intermunicipal.

De Junior Mochi (MDB), o Projeto de Lei 73/2023 altera a Lei 2.721/2003, que reconhece a utilidade pública estadual do Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier, em Campo Grande. O motivo é que a entidade mudou a razão social para Fraternidade Despertar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro levado durante assalto é encontrado abandonado na BR-163 em MS

3º Festival Internacional da Carne será realizado no mês de setembro em Campo Grande

escravidão

MTE divulga lista atualizada de empregadores acusados de trabalho escravo em MS

Número de alunos no ensino técnico de nível médio cresce apenas metade do previsto

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

Drogas e arma de fogo são apreendidas em encomendas dos Correios

Últimas Notícias

Política

Riedel pede licença e Barbosinha asssumirá Governo de MS por uma semana

Eduardo Riedel (PDSB) pediu licença do cargo pelo período de 13 a 20 de abril

Mundo

Trump anuncia pausa em tarifas recíprocas de 90 dias; China terá tarifas de 125%

Tarifa para o país chinês terá vigência imediata

Cotidiano

Entre cães e gatos, feira de adoção ocorre neste domingo na Praça da Bolívia

Serão cerca de 60 filhotes, entre cães e gatos, disponíveis para adoção responsável

Cotidiano

Fumacê percorre nove bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Vale pontuar que os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas ou vento