Por maioria, os deputados estaduais de rejeitaram nesta quinta-feira (28) moção de aplauso, uma homenagem da Casa, ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) por distribuir 15 mil marmitas aos atingidos pelas tempestades no Rio Grande do Sul neste mês.

A proposição é de autoria do deputado estadual Zeca do PT. O deputado justificou a homenagem afirmando que o movimento “tomou uma bela iniciativa de solidariedade e humanismo, entregando até o momento, através de sua unidade nomeada Cozinha Solidária, mais de 15 mil marmitas para as comunidades mais afetadas pelas enchentes”.

“Com centenas de assentados e acampados prestando serviço voluntário para ajudar na produção dos alimentos, o MST faz a diferença no momento do pior desastre natural da história do RS, demonstrando que a solidariedade faz parte de acúmulo histórico deste importante movimento social do Brasil.”

No entanto, os deputados rejeitaram assinar a homenagem por 9 votos contrários e 6 favoráveis. Com 21 presentes, votaram a favor Gleice Jane (PT), Lia Nogueira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro e Paulo Corrêa (PSDB) e Rinaldo (Podemos).

Votaram contra os deputados Antônio Vaz (Republicanos), (PL), João Henrique Catan (PL), Junior Mochi (MDB), Lídio Lopes (Patriota), (MDB), Pedrossian Neto (PSD) e Roberto Hashioka (União).

Os deputados Londres Machado (PP) e Renato Câmara (MDB) se abstiveram de votar e os deputados Neno Razuk (PL), Zeca do PT e Rafael Tavares (PRTB) não compareceram à sessão.