Deputados de MS assinam projeto para criar delegacias especializadas em conflitos agrários
O autor do projeto citou a criação da Deleagro em Mato Grosso do Sul para justificar a proposta
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os deputados federais por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL) e Dr. Luiz Ovando (PP) assinaram Projeto de Lei apresentado na Câmara dos Deputados, na última semana, em que pedem a criação de delegacias especializadas em conflitos agrários no país.
A proposta, de autoria do deputado Delegado Fábio Costa (PP-AL), destaca a criação da Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) em Mato Grosso do Sul, que segundo ele, auxilia na celeridade da conclusão de investigações. Outros estados como Sergipe e Minas Gerais também possuem delegacias voltadas para investigações no campo.
Costa também justifica na proposta que dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) apontam que os conflitos agrários decorrentes de ocupações no primeiro semestre de 2023 já ultrapassam a quantidade ocorrida em todo ano de 2022.
“Nesse cenário, a inexistência de delegacias especializadas na prevenção e repressão de crimes relacionados a conflitos agrários, na grande maioria das vezes, favorece a impunidade de organizações criminosas especializadas em tolher o direito à propriedade mediante violência, desencadeando uma série de crimes que não raras vezes culminam em mortes e em prejuízos financeiros substanciais, notadamente para aqueles que se dedicam à produção agropecuária”, descreve o parlamentar.
A proposta é que as unidades, que se intitulariam Deca (Delegacias Especializadas em Conflitos Agrários), sejam criadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ao todo, 41 deputados assinam a proposta, que segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
Últimas Notícias
Idoso morre no hospital um mês após cair de degrau em fazenda em Corumbá
Na madrugada, o idoso passou mal e morreu no hospital
Prefeitura altera valores e gratificações podem chegar a 300% sobre salário
Decretos mudam gratificações de representação, encargos especiais, funções de confiança e jetons para os servidores públicos municipais
Pabllo Vittar se revolta com Renata Fan e aponta homofobia: ‘É crime’
Após publicação controversa de Renata Fan, Pabllo Vittar quebra o silêncio e surge revoltada nas redes sociais; entenda o que aconteceu
Lula e novo chefe da Secom discutem combate à desinformação sobre Pix nesta quarta-feira
Reunião ocorre em meio à disseminação de notícias falsas sobre assunto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.