Pular para o conteúdo
Política

Deputado federal de MS chama operação da PF contra Bolsonaro de pirotecnia

Ex-presidente é acusado de fraudar o cartão de vacinas para poder viajar
Renata Portela -
Luiz Ovando critica eventuais interferências nas decisões do Legislativo. (Foto: Câmara dos Deputados)

“Você já ouviu falar em conversa pra boi dormir?”, disse o deputado federal Luiz Ovando (PP) sobre a Operação Venire, que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira (3). A ação da Polícia Federal apura fraude no cartão de vacina de , da filha e mais três pessoas.

Para o parlamentar, a operação foi uma ‘cortina de fumaça’ para esconder uma possível derrota do Governo se o PL 2630 – que trata das fake news – fosse votada. “E a real derrota ontem na Câmara tornando inválido o Decreto Presidencial do Marco do Saneamento? Foi pra isso que fizeram essa operação. Tudo pirotecnia”, afirmou.

Operação Venire

A casa de Bolsonaro foi alvo de buscas na manhã de quarta-feira. Os celulares de Bolsonaro e de foram apreendidos. Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão e 6 de preventiva foram cumpridos.

De acordo com a Polícia Federal, não há mandado de prisão contra o ex-presidente. A corporação apura a atuação de uma associação criminosa que tinha como prática inserir dados falsos de vacina contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de covid-19”, diz a PF em nota.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal. E, segundo a PF, quatro crimes são investigados: infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

2,5 toneladas de maconha e armas são apreendidas em Campo Grande

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

Últimas Notícias

Brasil

Lista de desconto em crédito para a agricultura familiar é ampliada

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Polícia

Ossada humana é encontrada em área rural de Maracaju

A ossada foi recolhida e encaminhada ao médico legista

Brasil

Com mais de 2,4 mil emendas, LDO deve ser votada nesta semana

Proposta ainda deve passar por votação em sessão conjunta do Congresso

Trânsito

Caminhoneiro de MS morre em acidente no Paraná

le trabalhava com o transporte de massa de asfalto na região de Cascavel (PR)