Pular para o conteúdo
Política

Deputada quer criar semana da alimentação saudável em Mato Grosso do Sul

Data deverá ser comemorada em 16 de outubro de cada ano
Karine Alencar -
Gleice suplente Amarildo Alems
Gleice Jane, deputada estadual do PT em MS. (Divulgação, Alems)

Foi apresentado, na última quinta-feira (19) na Legislativa, o de Lei 301/2023 que pode instituir a Semana da Alimentação Saudável em Mato Grosso do Sul. A data deverá ser incorporada ao calendário oficial de eventos do Estado e comemorada em 16 de outubro de cada ano.

“Na segunda-feira, foi realizada audiência pública sobre o tema, um debate prestigiado e muito rico sobre a necessidade da alimentação saudável para o povo brasileiro e o Mato Grosso do Sul. Um debate que se faz necessário na sociedade para que tenhamos saúde a partir do que estamos comendo”, afirmou a autora do projeto, deputada Gleice Jane (PT).

O texto considera alimentação saudável, sustentável e culturalmente adequada aquela que atenda a determinados princípios, como os nutrientes essenciais para a da saúde, predominância de alimentos in natura ou minimamente processados e limitação no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio.

Gleice Jane explica que a proposta também dará “valorização de consumo de alimentos produzidos de maneira sustentável e que respeitem a biodiversidade e as tradições alimentares locais”.

“E ainda se alinha aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em particular ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, concluiu a deputada Gleice Jane (PT).

Se o projeto for considerado constitucional pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e aprovado nas votações em plenário, e comissões de mérito, segue para sanção e torna-se lei em vigor no dia de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do Poder Executivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza