Pular para o conteúdo
Política

Comissão de Meio Ambiente da Câmara se reúne com Executivo para debater corte de árvores em praça

Presidente da Comissão da Casa Leis diz que foi acionado por populares que residem próximo à Praça do Preto Velho
Anna Gomes -
Vereador Zé da Farmácia. (Foto: Divulgação / Câmara de Campo Grande)

O presidente da Comissão de da de , o vereador Zé da Farmácia (Podemos), se reuniu com representantes de secretarias para debater o desmatamento da Praça do Preto Velho, no Paulista, na Capital.

Além do presidente da comissão, participaram do encontro representantes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e moradores.

Zé da Farmácia explica que populares acionaram os vereadores devido aos cortes de árvores no local. O encontro com os representantes do Executivo aconteceu no espaço público informado pelos moradores.

“Fomos provocados pelos moradores da região, que após uma ação de corte excessivo de árvores, questionaram o projeto ambiental e os cuidados com a praça. Procuramos os setores técnicos responsáveis e trouxemos aqui para que possam explicar para todos”, disse o vereador.

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, João Gomes de Oliveira Neto, da Divisão de Meio Ambiente da Sisep, a secretaria possui Prada (Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada) aprovado pela Semadur desde setembro de 2020 e tem licença ambiental válida até setembro de 2024 para executar as ações necessárias, como a substituição da leucena, espécie que causa desequilíbrio ao ecossistema.

Conforme a assessoria de imprensa do vereador Zé da Farmácia, a superintendente de fiscalização e Gestão Ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli, disse que a leucena é uma espécie exótica, invasora, muito agressiva e que promove o que chamam de ‘deserto verde’.

A Sisep já havia iniciado o corte das leucenas na área da Praça do Preto Velho em julho deste ano, mas como foram verificados processos erosivos às margens do Córrego Cabaça, decidiu-se pela atualização do Prada. A partir de estudos, será atualizado o cronograma de ações a serem executadas, como a regularização e conformação de taludes (barrancos), bem como a remoção das leucenas e o plantio de mudas de plantas nativas.

Concluído o estudo para atualização do Prada, será submetido à análise e aprovação da Semadur. A substituição das leucenas será feita também na área da Praça do Preto Velho até a Rua Spipe Calarge.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação