O presidente da Comissão de da de , o vereador Zé da (Podemos), se reuniu com representantes de secretarias para debater o desmatamento da Praça do Preto Velho, no Jardim Paulista, na Capital.

Além do presidente da comissão, participaram do encontro representantes da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e moradores.

Zé da Farmácia explica que populares acionaram os vereadores devido aos cortes de árvores no local. O encontro com os representantes do Executivo aconteceu no espaço público informado pelos moradores.

“Fomos provocados pelos moradores da região, que após uma ação de corte excessivo de árvores, questionaram o projeto ambiental e os cuidados com a praça. Procuramos os setores técnicos responsáveis e trouxemos aqui para que possam explicar para todos”, disse o vereador.

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, João Gomes de Oliveira Neto, da Divisão de Meio Ambiente da Sisep, a secretaria possui Prada (Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada) aprovado pela Semadur desde setembro de 2020 e tem licença ambiental válida até setembro de 2024 para executar as ações necessárias, como a substituição da leucena, espécie que causa desequilíbrio ao ecossistema.

Conforme a assessoria de imprensa do vereador Zé da Farmácia, a superintendente de fiscalização e Gestão Ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli, disse que a leucena é uma espécie exótica, invasora, muito agressiva e que promove o que chamam de ‘deserto verde’.

A Sisep já havia iniciado o corte das leucenas na área da Praça do Preto Velho em julho deste ano, mas como foram verificados processos erosivos às margens do Córrego Cabaça, decidiu-se pela atualização do Prada. A partir de estudos, será atualizado o cronograma de ações a serem executadas, como a regularização e conformação de taludes (barrancos), bem como a remoção das leucenas e o plantio de mudas de plantas nativas.

Concluído o estudo para atualização do Prada, será submetido à análise e aprovação da Semadur. A substituição das leucenas será feita também na área da Praça do Preto Velho até a Rua Spipe Calarge.

Saiba Mais