Pular para o conteúdo
Política

Com voto de Zeca, título de cidadão sul-mato-grossense para Michel Temer é aprovado

Os deputados petistas Pedro Kemp e Gleice Jane votaram contra a homenagem a quem chamam de 'pai do golpe'
Mariane Chianezi, Evelin Cáceres -
Michel Temer
Ex-presidente da República, Michel Temer, durante visita a Miranda (MS) em 2017. | Foto: Beto Barata/Arquivo/PR

O ex-presidente (MDB) teve o título de cidadão sul-mato-grossense aprovado pelos deputados estaduais da Alems (Assembleia Legislativa do Estado) nesta terça-feira (5). O ex-presidente teve 19 votos favoráveis, incluindo o do ex-governador Zeca do PT.

Os deputados petistas e Gleice Jane votaram contra. Para Zeca, esta é uma ‘justa homenagem’ a Temer, que articula a Rota Bioceânica, beneficiando Mato Grosso do Sul. “Estão confundindo alho com bugalho. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A homenagem justa àquele que foi responsável por viabilizar um sonho de muitos anos da saída para o Pacífico da integração sul-americana. Outra coisa é a participação do Temer no afastamento da Dilma”, disse ao Midiamax.

Já os demais petistas são contra a homenagem, por avaliarem que Temer jogou contra a então presidente Dilma Rousseff, quando ela sofreu um impeachment e ele assumiu a presidência da República, enquanto seu vice.

“Homenagem ao golpe”

Anteriormente, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) opinou sobre a homenagem proposta. “Achei infeliz a proposta de homenagem ao Temer aqui na Assembleia. Eu não irei participar disso. Ainda temos vivo na memória o que ele fez na época do golpe na Dilma. Respeito a proposta do deputado Zeca, mas achei muito infeliz”, disse.

Presidente estadual do PT em Mato Grosso do Sul, Vladmir Ferreira emitiu nota contra o ex-governador e deputado estadual Zeca do PT por homenagear o ex-presidente Michel Temer, apontado pelos petistas como articulador do impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Temer era vice na chapa com Dilma e acabou se tornando presidente após o golpe político. Para Vladmir, a homenagem de Zeca ao ex-presidente é algo que ‘contradiz a própria história do ex-governador, enquanto petista’.

“Homenagear o Golpista, é homenagear o golpe, que colocou mais de 30 milhões de brasileiros no mapa da fome, que subtraiu direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora, que aumentou a exclusão e a discriminação contra as populações negras, indígenas e a comunidade lgbtqi+, que sucateou a educação, a saúde e desqualificou a ciência, assim como, colocou em risco nosso meio ambiente e nossos ecossistemas, como a Amazônia, o cerrado e o nosso Pantanal”, aponta Vladmir em nota.

Temer em MS

ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), virá a Mato Grosso do Sul no dia 21 de setembro para visitar a obra de construção da ponte entre e Carmelo Peralta, no Paraguai, parte da Rota Bioceânica. A visita foi articulada pelo ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo e ex-conselheiro da Itaipu Binacional, Carlos Marun, e pelo deputado estadual Zeca do PT.

Zeca confirmou a data na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que havia sido marcada para 22 de março e foi adiada por problemas de saúde de Zeca. Agora, Temer Porto Murtinho no dia do aniversário de Corumbá.

Segundo Zeca, ainda há a expectativa de Temer se encontrar com o ex-presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, no canteiro de obras. O ex-presidente ainda deve ser homenageado pela Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Últimas Notícias

Cotidiano

Estado boliviano na fronteira com MS tem 10 incêndios florestais ativos

Áreas em Santa Cruz de La Sierra são afetadas por queimadas, a mais recente na fronteira com Corumbá

Polícia

Briga entre vizinhos termina com homem esfaqueado

Polícia foi acionada e durante deslocamento encontrou vítima sendo conduzida para hospital

Polícia

Pai denuncia babá após menina de 10 anos ser trancada com abusador em Sidrolândia

Criança foi submetida à guarda temporária do pai. Caso está sob investigação da polícia

Trânsito

Motorista que saiu de Campo Grande fica ferido após acidente com bitrem na BR-267

Condutor foi encaminhado para uma unidade hospitalar em Nova Andradina para receber atendimento médico