Pular para o conteúdo
Política

Assembleia aprova projeto que abre portas para Paulo Corrêa e De Paula no TCE-MS

A idade limite para nomeação pode subir de 65 para 70 anos
Mariane Chianezi -
Plenário durante sessão. (Divulgação Alems, Luciana Nassar)

Os deputados estaduais aprovaram, em primeira discussão, o texto do projeto de emenda constitucional n° 3/23, que aumenta o limite da idade máxima para nomeações no TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul). A proposta passou ainda nesta quarta-feira (13) pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Durante a votação no plenário, que reuniu todos os deputados, alguns em sessão remota, teve 21 votos favoráveis e dois contrários. Apenas (PL) e Rafael Tavares (PRTB) votam contrários a proposta.

A proposta agora segue para análise de mérito na 2ª votação. Caso seja aprovada, a proposta pode beneficiar os tucanos Sérgio de Paula e o deputado estadual .

Aumento da idade limite

A proposta, assinada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), é aumentar a idade máxima para nomeação de conselheiro do Tribunal para menos de 70 anos. Atualmente, o texto define como limite menos de 65 anos, o que excluiria Paulo Corrêa de possível indicação.

O parlamentar completou 66 anos em 24 de julho deste ano. Já o secretário-executivo, chefe do Escritório de Relações Institucionais e Políticas de MS no Distrito Federal, ficaria fora das indicações a partir de 2025.

Isso porque Sérgio de Paula faz aniversário em 31 de dezembro e deve completar os 64 neste final de ano. Se o projeto for aprovado, De Paula também prorroga as chances de participar de indicação e ser nomeado conselheiro do TCE-MS.

Enquanto Paulo Corrêa precisará ‘correr contra o tempo’, já que terá limite de três anos para ingressar no Tribunal. Ou seja, o texto dá margem para o deputado assumir uma cadeira de conselheiro até 2026.

Indicação após operação

A indicação de conselheiros para o TCE-MS pode acontecer antes do período de aposentadoria de algum dos membros. Em 8 de dezembro de 2022, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Terceirização de Ouro, que apontou o uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas.

Assim, entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, estava a agilidade na tramitação do procedimento. Com a operação, foram afastados os conselheiros do TCE-MS, Iran Coelho das Neves, Ronaldo Chadid e Waldir Neves.

Eles ficariam longe do Tribunal inicialmente por 180 dias, em dezembro de 2022, e tiveram redução de até 88,5% nos salários após a ação da PF.

Porém, seguem afastados até decisão do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) decidir sobre a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra os conselheiros do TCE-MS.

Portanto, um novo conselheiro pode ser indicado e nomeado para cadeira no TCE-MS com novo limite de idade, caso a lei seja aprovada pelos 24 deputados da (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul).

Alteração do texto

A alteração é justificada pela nova previsão da Constituição Federal. A Emenda Constitucional nº 122/2022 elevou para menos de 70 anos a idade para nomeação de membros de tribunais.

Contudo, aponta que o projeto altera “idade para a escolha dos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que atualmente 6 de mais de 35 e menos de 60 anos de idade, passando a ser de mais de 35 e menos de 70 anos de idade”.

O detalhe é que a idade máxima para nomeação como conselheiro do TCE-MS não é de 60 anos. Segundo a Constituição de MS, o limite é de menos de 65 anos.

Independentemente, a idade limite atual também deixaria Correa de fora das indicações. Para tentar o ingresso no TCE-MS, o deputado deverá contar com o apoio dos colegas para aprovação do projeto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de policial civil aposentado é morto em frente a conveniência no Nova Lima

moraes

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Eduardo diz que família Bolsonaro pode deixar PL se Tarcísio se filiar

Ministro da Educação cancela agendas em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Dupla se passa por policiais e executa homem com dez tiros no Santa Emília

Filho de policial civil aposentado é morto em frente a conveniência no Nova Lima

VÍDEO: Incêndio destrói terreno próximo a posto de gasolina no Rita Vieira

Últimas Notícias

Polícia

‘Rato’ disparou 20 vezes para matar filho de policial civil no Nova Lima

Conforme testemunhas, Douglas e 'Rato' tinham uma rixa antiga, e teriam discutido antes da execução

Política

PT cogita receber Simone Tebet para disputar o senado por MS em 2026

Partido pretende se reunir com a ministra futuramente

Famosos

Luis Fernando Verissimo fez história como escritor assim como o pai, Erico Verissimo

Luis morreu neste sábado aos 88 anos

Famosos

Lucas Lima pega voo com famosos e brinca: ‘se cair, nem sou citado’

Músico dividiu avião com Tony Ramos, Miguel Falabella e Nicole Bahls