Pular para o conteúdo
Política

Cobrança da ‘taxa do lixo’ será discutida em reunião na Câmara de Corumbá

Câmara deve discutir novo projeto de lei sobre o assunto na próxima semana
Dândara Genelhú -
câmara de corumbá taxa
Câmara de Corumbá (Divulgação)

A cobrança da taxa de resíduos sólidos, a ‘taxa do lixo’, será discutida na de . O assunto será tema de audiência pública na próxima quinta-feira (9).

A audiência foi proposta pelo vereador Chicão Vianna (PSD) e pela vereadora Raquel Bryk (PP). Durante a sessão ordinária desta terça-feira (31), os parlamentares apresentaram requerimento para a reunião.

O vereador Chicão questionou a lei que criou a taxa. “Eu continuo convicto de que a lei que criou a taxa é inconstitucional”. Na sessão, ele disse que o valor da taxa é “extremamente alto”.

Ele destacou que a audiência deve discutir o assunto com diversos grupos da sociedade. “Vamos trazer a população para discutir o assunto dentro dessa Casa de Leis”, afirmou Chicão.

‘Foi nosso ônus’

O presidente da Câmara, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB), concordou com as do vereador Chicão. Contudo, disse que a aprovação da lei foi feita por obrigação.

“Aqui ninguém votou com gosto a favor da lei. Foi o nosso ônus. Se não fizesse, iríamos sofrer sanções”, afirmou o presidente da Casa de Leis.

O presidente apontou a Lei Federal n° 14.026/2020, popularmente conhecida como o “Novo Marco do Saneamento Básico”.

Na sessão, os vereadores informaram que um novo projeto de lei do Executivo será encaminhado para a Câmara. “A previsão é prorrogar o vencimento da taxa para o dia 25 de novembro; aumentar o desconto de 30% para 40% para pagamento à vista; ampliar o número de parcelas de três para quatro, e que a inscrição em Dívida Ativa ocorra após um ano”, explicou o Legislativo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pantanal Film abre cadastro para cineclubes de todo Mato Grosso do Sul

Ronald Fenty, pai da cantora Rihanna, morre aos 70 anos

Elon Musk nega uso abusivo de drogas durante eleição americana

Jovem tem dedos esmagados entre cilindros de aço durante preparo de pastel

Notícias mais lidas agora

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

Jade Picon compartilha fotos de mãos dadas com André Lamoglia

Últimas Notícias

Polícia

Homem é morto a tiros na frente do filho de 5 anos e esposa fica ferida

Companheira da vítima também teria sido atingida pelos disparos

Esportes

Com brasileiro em 12°, GP da Espanha termina com quebra de hegemonia em vitória de Piastri

Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe.

Política

Projeto quer antecipar aulas teóricas da autoescola um ano antes da idade mínima em MS

O projeto proíbe expressamente que esses jovens façam os exames escritos e de direção, exigidos para a obtenção do documento, antes de completarem a idade mínima legal

Esportes

Comemoração pós-vitória do PSG termina com torcedores mortos e policial em coma na França

Até a madrugada deste domingo, 294 prisões foram efetuadas em Paris