A ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, tomou posse do cargo durante evento em Brasília, nesta terça-feira (3). Ela não é natural de Mato Grosso do Sul, mas se considera, pois viveu no Estado entre 1988 e 2000 – na ocasião, foi candidata a vereadora pelo PT.

Participaram da solenidade autoridades, como a deputada e presidente do PT nacional, Gleice Hoffmann e a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara. O cerimonial leu mensagem da primeira-dama Janja Lula da Silva, que não pode participar da solenidade.

Em discurso cheio de agradecimento, Cida comentou sobre a responsabilidade que lhe foi dada e agradeceu às mulheres que ajudaram a tirar “um governo machista, misógino, racista e homofóbico”.

Segundo ela, a intenção é trabalhar ‘arduamente’ pela união, pela reconstrução e democracia ‘plena pra homens e mulheres’. “Podemos, mais que isso, devemos, trabalhar juntos”.

Em MS, além de Cida, Simone Tebet (MDB) fará parte do governo de Lula. Ela foi escolhida como ministra do Planejamento e Orçamento e tomará posse do governo ainda nesta semana.