Pular para o conteúdo
Política

Catan e Tavares criticam Governo de MS por ICMS da energia elétrica e telecomunicações

Segundo Catan, Eduardo Riedel (PSDB) havia prometido não aumentar impostos
Evelin Cáceres, Renata Portela -
Os deputados Rafael Tavares e João Henrique Catan (Reprodução)

Os deputados estaduais (PL) e Rafael Tavares (PRTB) criticaram durante sessão desta quarta-feira (19) o aumento na cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da energia elétrica e das telecomunicações em 2023.

Segundo Catan, Eduardo Riedel (PSDB) havia prometido não aumentar impostos. “Nós propusemos a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da Energisa, mas o governo fica criando empecilho para a gente investigar”, apontou.

Rafael Tavares afirmou que o deputado não está sozinho reclamando da questão. “Está falando pelo Estado de Mato Grosso do Sul. Na campanha ao governo, fez essas promessas de não aumentar. Mentiu ou quem governa é o ex-governador Azambuja?””, reclamou.

O vice-líder do governo, Pedro Pedrossian (PSD) discordou do posicionamento de Tavares e chamou atenção para o debate que o Governo do Estado faz com relação à reforma tributária.

Pedrossian informou que no dia 8 de maio será realizada uma audiência pública para tratar do tema no âmbito estadual. “Quereremos debater uma proposta de reforma nacional que atenda Mato Grosso do Sul”, disse.

ICMS da energia e telecomunicações

Nos últimos dias da gestão de (PSDB), o ex-governador retirou a prestação de serviços de comunicações e a energia elétrica da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), dada pela Lei Complementar Federal nº 194, de 23 de junho de 2022.

A decisão foi tomada após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) invalidar normas dos Estados de Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Norte e do que fixavam a alíquota do ICMS para energia elétrica e telecomunicações em patamar superior ao das operações em geral.

Portanto, desde 1º de janeiro de 2023, voltaram a vigorar os três tipos de cobrança na fatura da energia elétrica, para residências, comércios, indústrias e produtores, descontados pela faixa de consumo:

  • 17% para quem consome de 1 a 200 quilowatts/hora (kWh) por mês;
  • 20% para consumidores que utilizam de 201 a 500 kWh por mês;
  • 25% para aqueles que tem consumo mensal acima de 501 kWh.

A mudança na cobrança do imposto só não afetou consumidores de baixa renda que são beneficiados com a isenção da tarifa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

paranhos

‘Vamos cuidar melhor da saúde’, diz Hélio sobre prioridade em Paranhos

expogrande

Parque, fazendinha e show na Expogrande atraem dezenas de famílias

trump

Conselheiros de Trump dizem que mais de 50 países entraram em contato para negociar tarifas

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

Trabalhador é socorrido após cair em fosso de 8 metros em fazenda de MS

Últimas Notícias

Política

‘Respeitar a escolha do povo’, diz Jorge do PT após derrota em Paranhos

Dr. Jorge recebeu 1.802 votos na eleição suplementar de Paranhos neste domingo

Trânsito

Bebês e criança de 8 anos estão entre as vítimas fatais de acidente na BR-060

Tentativa de ultrapassagem que não deu certo teria ocasionado o acidente na BR-060

MidiaMAIS

De tão fã, Monalisa já deixou cirurgia de lado para ver Jota Quest em Campo Grande

Jota Quest se apresenta gratuitamente na Expogrande neste domingo

Trânsito

Tentativa de ultrapassagem deixa mortos e crianças feridas na BR-060

Um dos veículos envolvidos pegou fogo após colisão