Projetos concedendo gratificação de insalubridade e regulamentando a jornada de trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram aprovados em regime de urgência, pelos vereadores da Municipal de , durante a sessão ordinária desta terça-feira (8). No total, 11 propostas foram aprovadas.

Foi aprovado, em regime de urgência e única discussão, o de Lei Complementar do Executivo, que dispõe sobre a gratificação da insalubridade aos servidores públicos municipais, a ser pago para os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Será concedido o total de 20%, no seguinte escalonamento: 1% em outubro deste ano; 5,75% em outubro de 2024; 10,5% em outubro de 2025; 15,25% em outubro de 2026 e 20% em outubro de 2027. A proposta atinge cerca de dois mil servidores.

A proposta recebeu uma emenda, de autoria do vereador Tabosa (PDT), corrigindo a informação de que o adicional de insalubridade seria calculado sobre o salário mínimo, que é de R$ 1.320. Com essa alteração, o adicional será calculado pelo vencimento ou salário-base dos agentes, que é hoje de R$ 2.640, equivalente a dois salários mínimos. Desta forma, o custo simulado, informado em tabela, também sofre alteração.

Também em regime de urgência, em única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de do Executivo, que dispõe sobre a regulamentação da jornada de trabalho para os cargos de Agente de Combate a Endemias (ACE) e Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Pela proposta, fica autorizado ao Executivo instituir em 40 horas semanais a jornada de trabalho das categorias. Serão seis horas diárias de atividade em campo e duas horas diárias reservadas a desempenho de atividades de planejamento e avaliação de ações, detalhamento de atividades e registros de dados ou reuniões de equipes.

Na mensagem encaminhada pelo Executivo no projeto, consta que os cargos fazem parte da política de atenção básica de saúde instituída pelo Ministério da Saúde, tendo tratamento jurídico diferenciado dos demais cargos e submetidos à regulamentação da União. Consta ainda que cabe à União, com base em lei federal, prestar assistência financeira complementar para arcar com o pagamento dos vencimentos.

Os vereadores aprovaram ainda, em urgência, o PL, do presidente da Casa, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que denomina os Distritos Sanitários das sete regiões da Capital. Ficam estabelecidas as seguintes denominações: Distrito Sanitário Paulo de Tarso Stein Ribeiro, para o Distrito Sanitário da Região do Anhanduizinho; Distrito Sanitário Robson Yutaka Fukuda, para a Região do Bandeira; Distrito Sanitário Vergílio Benites para o Distrito da Região Central; Distrito Sanitário Joel Martinez Peixoto para o Distrito da Região do Segredo; Distrito Sanitário Aby Jaine da Cruz Monte para a Região do Prosa, Distrito Sanitário Valdinei Pereira de Souza para a Região do Lagoa e Distrito Sanitário Amilcar Pelini Fonseca para a Região do Imbirussu.

Também em urgência, em única discussão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo, da vereadora Luiza Ribeiro, que concede Título de “Visitante Ilustre” da cidade de Campo Grande a Gilberto Barbante Kerbauy, professor titular do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de (IB-USP). Ele estará em Campo Grande para participar da 15ª Exposição Nacional de Orquídeas.

Projetos pautados

Mais cinco propostas, previstas na Ordem do Dia, foram aprovadas em segunda discussão. Entre elas, o projeto de lei que institui a data de 27 de janeiro como o Dia Municipal de Conscientização da Prevenção e Proteção Contra Incêndio.

Também foi aprovado o PL que dispõe sobre o Programa de Ações Preventivas ao Luto Infantil na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

Ainda foi aprovado o projeto de lei do vereador Edu Miranda, que institui o combate à violência doméstica e a importunação sexual como temas a serem abordados no contraturno das escolas municipais de educação integral.

Os vereadores aprovaram também o projeto de lei, que declara de Utilidade Pública Municipal o Movimento de Associadas Gestantes e Mulheres em Ação (Magma), organização sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Campo Grande.

E, por fim, em segunda discussão, foi aprovado o PL, que institui a Semana Municipal da em Campo Grande. A data será celebrada anualmente na primeira semana de dezembro.

Já em primeira discussão e votação, os vereadores aprovaram o PL que institui o Mercado de Pulgas em Campo Grande. No evento, que será realizado no primeiro domingo de cada mês nos altos da Avenida Afonso Pena, poderão ser comercializados objetos usados, artigos colecionáveis, artesanatos, móveis, peças raras, pratarias, artigos decorativos e antiguidades em geral.

Também foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei que institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas em Campo Grande.