Pular para o conteúdo
Política

Câmara analisa prestação de contas de Campo Grande e criação de Complexo do Céuzinho nesta semana

Vereadores prometem cobrar explicações sobre 'folha secreta' da Prefeitura de Campo Grande
Evelin Cáceres -
vereadores
Câmara de Campo Grande (Divulgação).

A Câmara Municipal promove nesta semana duas audiências públicas para a prestação de contas da Prefeitura de . Na segunda-feira (29), às 9h, ocorre a apresentação dos dados de receitas e despesas da administração municipal, pela Secretaria Municipal de Finanças.

Na ocasião, os vereadores devem cobrar explicações sobre a ‘folha secreta’. À tarde, às 14 horas, a Secretaria Municipal de Saúde informa os dados aos vereadores e à população.

Pela manhã, às 9 horas, ocorre o debate convocado pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Betinho (presidente), Papy (vice-presidente), Ademir Santana, Ronilço Guerreiro e vereadora Ribeiro. A audiência deve contar com a presença da secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama.

A demonstração e avaliação do cumprimento de metas fiscais é feita a cada quatro meses pela prefeitura, conforme determinação prevista em legislações. Os vereadores avaliam relatório da avaliação do cumprimento de metas para o exercício, investimentos prioritários, receitas, despesas e o comprometimento dos gastos com pessoal, fiscalizando os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já no período da tarde, às 14 horas, ocorre a audiência promovida pela Comissão Permanente de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Victor Rocha (presidente), Prof. André Luis (vice-presidente), Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester. O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, deve comparecer para repassar as informações sobre repasses, investimentos e o atendimento à população em postos de saúde, hospitais, exames, cirurgias, entre outros.

Projetos de lei da Câmara

Já na terça-feira (30), quatro projetos de lei serão votados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande. Em única discussão, os vereadores avaliam o Projeto de Lei 10.958/23, que autoriza o Poder Executivo a desafetar, desdobrar e permutar áreas de sua propriedade com área de propriedade de Energisa Mato Grosso do Sul. Conforme a proposta, de autoria do Executivo, a área será destinada para criação e construção do Complexo Turístico e Esportivo Cachoeira do Céuzinho.

A prefeitura justifica que esta proposta busca subsidiar a Lei Municipal 6.966/22, de autoria dos vereadores Carlos Augusto Borges (Carlão), William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Zé da e Papy. A legislação municipal tem como objetivo a criação do Parque Natural Municipal de Campo Grande na Região da Bacia do Ceroula, local que abrange a Cachoeira do Céuzinho, a Cachoeira do Inferninho, a Usina Abandonada do Ceroula, entre outras belezas naturais.

A proposta já contemplava autorização para a prefeitura realizar permuta de áreas públicas ou outro procedimento, com a Energisa e Proprietários Rurais da Região da Bacia do Córrego Ceroula, “com a finalidade básica de preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de turismo ecológico (aventura e ecoturismo) e de lazer recreativo sustentável”.

Outras três proposições serão avaliadas em primeira votação. Consta na pauta o Projeto de Lei 10.711/22, que dispõe sobre a prática do skate, patins e patinete nas quadras poliesportivas dos parques e praças de Campo Grande. A proposta é do vereador Papy.

Será votado ainda o Projeto de Lei 10.887/23, que institui no calendário oficial do Município de Campo Grande o Dia Municipal da Doação de Livros e do Incentivo à Leitura, a ser realizado em 16 de agosto. O projeto, do vereador Ronilço Guerreiro, pretende incentivar as pessoas a realizarem doação e circulação de livros para proporcionar que os munícipes tenham maior acesso à cultura.

Ainda em única discussão, os vereadores votam o Projeto de Lei 10.889/22, que institui o Dia do Tereré, no Município de Campo Grande. A data será celebrada no dia 1º de março, em homenagem ao término da Guerra do . A proposta do vereador Otávio Trad busca “reconhecer a importância, cultura e tradição dessa típica bebida do Paraguai já incorporada à cultura sul-mato-grossense”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MP vai inspecionar fazenda gigante de Michel Teló após flagra de desmatamento ilegal

Isma, da dupla Irmãs de Pau, expõe ficada com rapper famoso: ‘Fica com trans’

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

lula

Lula diz que ministros do STF foram atingidos por mais uma medida arbitrária do governo dos EUA

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

gaza

Tropas de Israel matam mais de 30 palestinos que buscavam comida, dizem autoridades de Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Oposição suspeita de manipulação financeira e favorecimento com tarifaço de Trump

Pessoas tiveram lucros milionários com desvalorização de moedas, que indicam uso de informações privilegiadas

Cotidiano

Confira escala médica nas Upas e CRSs de Campo Grande neste sábado

Profissionais atendem nos três turnos em 10 unidade saúde da capital

Política

Investigado por corrupção, Patrola tem contrato reajustado para quase R$ 4 milhões em Ladário

Contrato foi reajustado menos de um ano após a assinatura

Transparência

Agesul divulga resultado de R$ 92 milhões em licitações de obras em MS

Contratos são para drenagem e pavimentação asfáltica