Pular para o conteúdo
Política

Após fala de Barroso, deputado sul-mato-grossense realiza ação em forma de protesto na Afonso Pena

João Henrique Catan disse que fala de Barroso é preocupante e que o bolsonarismo não foi destruído no Brasil
Gabriel Neves -
Bolsonaro protesto Kísie Ainoã
Deputado realizou ação contra fala de Barroso na Afonso Pena. (Kísie Ainoã, Midiamax)

O discurso do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, onde ele afirma ter destruído o bolsonarismo no , segue repercutindo negativamente. Um protesto é realizado na contra o pronunciamento do ministro.

Encabeçado pelo deputado estadual (PL), bandeiras e adesivos com a bandeira do Brasil estão sendo distribuídos na região mais alta da avenida, em Campo Grande. Catan afirmou que a ação busca rebater a fala do ministro.

Catan ressaltou que realiza o protesto como cidadão e não como parlamentar. (Kísie Ainoã, Midiamax)

“Estamos fazendo esse movimento com um intuito simples. Estamos distribuindo a bandeira do Brasil que possui as palavras ordem e progresso, e as palavras do ministro não possuem ordem e nem progresso, mas suspeição”, disse o deputado.

Catan ainda reforçou que Bolsonaro venceu as eleições em Mato Grosso do Sul, recebendo a maioria dos votos no Estado. “Ele disse que derrotou o bolsonarismo. Eu distribuí mais de mil bandeiras em 1h30min, isso mostra que ele não destruiu nada”, finalizou.

Bancada federal critica fala de Barroso

Deputados que compõe a bancada federal sul-mato-grossense em se pronunciaram contrários a fala de Barroso. Para o deputado federal Marcos Pollon (PL), o pronunciamento do minisitro é “um disparate, um verdadeiro absurdo”.

O parlamentar complementou que “na terra de Rui Barbosa, temos que conviver com ‘Eleição não se vence, se toma!’, ‘Perdeu mané!’, e agora: ‘Derrotamos o bolsonarismo!’”.

O deputado federal Luiz Ovando (PP) classificou a fala como absurda. O parlamentar afirmou que o ministro “deveria zelar pela Constituição e os princípios de imparcialidade, prudência e segredo profissional”.

Assim como o colega, o deputado Rodolfo Nogueira (PL) afirmou que a fala de Barroso confirma “sua atividade político-partidária”. Ele também afirma que um pedido de impeachment já está sendo apresentado por deputados na Câmara.

Bolsonaro vence em Mato Grosso do Sul

Nas eleições presidenciais realizadas em 2022, o então candidato Jair Bolsonaro (PL) obteve 59,49% dos votos válidos, conforme os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 40,51% dos votos válidos neste segundo turno. Foram 599.547 votos, contra 880.606 de Bolsonaro nas urnas de Mato Grosso do Sul.

O placar do 2º turno continuou mais favorável a Bolsonaro e indica que o presidente ganhou votos de outros adversários derrotados: em 2 de outubro, a apuração apontou que o presidente computou 52,70%, referentes a 794.206 votos.

Barroso afirma que derrubou bolsonarismo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, provocou reações de diversos políticos e eleitores após afirmar que o Brasil derrotou o ‘bolsonarismo’. A fala ocorreu durante discurso no 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), realizado em Brasília.

Na ocasião, o ministro era alvo de protesto realizado por estudantes contra seu posicionamento no julgamento do piso da no país. A decisão sobre o piso ocorreu no mês passado.

Os manifestantes, ligados a movimentos estudantis, seguravam cartazes escritos: “Barroso: inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”, se referindo ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Para rebater os protestos, Barroso disse que “aqueles que gritam, que não colocam argumentos na mesa, isso é o bolsonarismo”. O ministro ainda afirmou que lutou “contra a ditadura e contra o bolsonarismo”.

“Nós derrotamos a censura, nós derrubamos a tortura, nós derrubamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, completou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luciano Huck quebra silêncio sobre polêmica de ex-nora: ‘Não precisa compartilhar’

Golpistas usam logo da prefeitura de Dourados para vender cursos ‘fakes’ para agentes de saúde

Aclamado em Cannes, ‘O Agente Secreto’ será lançado nos EUA pela Neon

Homem morre atropelado em cruzamento e motorista foge sem prestar socorro em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Diretora brasileira Marianna Brennand é premiada em Cannes; conheça sua trajetória

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quinta-feira (22) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). O serviço é oferecido 24 horas. Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão … Continued

Política

Ex-diretor da Agereg, Vinícius Campos será a próxima testemunha na CPI do Consórcio

CPI investiga irregularidades e descumprimentos do contrato que afetam a população de Campo Grande, que é obrigada a pagar caro por um serviço sucateado

Polícia

Denúncia de violência doméstica leva PM a descobrir crianças trancadas com armamento em casa

Foram encontradas pistola, espingarda e munições

Cotidiano

Precisa de emprego? Funsat tem 1,8 mil vagas em Campo Grande

São 187 empresas com seleção aberta nesta quinta-feira