“Um Benedito Guaicuru… de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino” é o título da biografia do médico veterinário e político Walter Benedito Carneiro, que foi deputado constituinte de Mato Grosso do Sul. O livro, escrito pelo jornalista Edson Moraes, foi lançado nesta terça-feira (27) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

A solenidade foi marcada pela presença dos deputados estaduais, ex-parlamentares, familiares e amigos de Walter Carneiro. “É um momento especial, pois há muito tempo sonhamos com a publicação deste livro. Edson Moraes pesquisou minha vida a fundo, desde a faculdade até o início da minha vida pública. Hoje, coroamos essa missão, com a sensação de dever cumprido e na certeza de que eu faria tudo de novo”, disse o ex-deputado.

Para o presidente Gerson Claro (PP), a obra é uma homenagem ao Estado de Mato Grosso do Sul e à Assembleia Legislativa. “Registrar nossa história é excepcional. Walter Carneiro foi um parlamentar aguerrido e comprometido com o povo sul-mato-grossense. Cada político procura impor seus pensamentos e a Casa do Povo é o lugar em que se respeitam os pensamentos e a opinião individual. Essa é a essência do Parlamento e Walter Carneiro foi um exemplo de pessoa pública que passou por aqui”, destacou Gerson.   

A obra contém 150 páginas, reúne várias entrevistas e foi elaborada também a partir de consultas a arquivos oficiais e pessoais. Edson Moraes ouviu antigos amigos, jornalistas e servidores da Alems para traçar o perfil do político, numa combinação da trajetória do cuiabano com a ascensão de Mato Grosso do Sul.

Nascido em Cuiabá, em 14 de fevereiro de 1942, Walter Benedito Carneiro é casado com Elizete Vieira Carneiro, tem quatro filhos e seis netos. Exerceu dois mandatos na Câmara de Vereadores de Dourados, entre os anos de 1973 a 1978. Na Alems, foi eleito deputado constituinte em 1979 a 1983 e deputado estadual nas segunda e terceira legislaturas (1983 a 1987 e 1987/1991). Durante a segunda legislatura, foi eleito presidente da Mesa Diretora.

(com assessoria)