Pular para o conteúdo
Política

Antes da sessão, profissionais pedem que veto a psicólogos em Campo Grande seja derrubado

Presidente do Conselho de Psicologia, Walkes Jacques Vargas, explicou que não derrubar o veto significa retrocesso ao atendimento multiprofissional
Evelin Cáceres, Anna Gomes -
Psicólogos se reuniram antes da sessão com o presidente da Casa, vereador Carlão (Anna Gomes, Midiamax)

Psicólogos de estiveram reunidos nesta terça-feira (1º) antes mesmo do retorno da sessão após recesso da Municipal, com o presidente da Casa, vereador (PSB). A categoria pede derrubada do veto ao Projeto de Lei 10.990/23, que altera o inciso V da Lei Municipal nº 7.000, que dispõe sobre as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial para Pessoas Acometidas de Sofrimento e Transtorno Mental.

Presidente do Conselho de Psicologia, Walkes Jacques Vargas, explicou que não derrubar o veto significa retrocesso ao atendimento. “O SUS (Sistema Único de Saúde) já coloca isso como um princípio, que o atendimento a população precisa ser multiprofissional. A Lei que a gente construiu precisa ter isso também aqui no município. Queremos que tenha a previsão na Lei que a equipe multiprofissional atenda os usuários de saúde mental para ter o risco de um retrocesso no futuro”, completou.

Segundo Marilene Lovalski, ex-presidente do Conselho de Psicologia, a derrubada desse veto é importantíssima para psicologia. Ela e dezenas de profissionais da saúde estiveram presentes antes da sessão no plenarinho da Câmara.

Proposta

O projeto de lei 10.990/23 é de autoria dos vereadores Victor Rocha (PP) e do presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão do (PSB), e inclui como direto da pessoa com transtorno mental “a presença de um profissional da equipe multiprofissional cuja formação recepcione as áreas do conhecimento que contemplem os fatores psicossociais e a subjetividade humana, para que se aproprie das especificidades do seu projeto terapêutico singular (PTS) em sua Unidade de Referência a qualquer tempo”.

A derrubada do veto ao projeto está na pauta da sessão desta terça, com outros dois vetos a serem analisados, um que assegura a prioridade de matrícula em escola da Reme (Rede Municipal de Ensino) próximo à residência dos alunos com deficiência, cujos responsáveis também sejam deficientes ou idosos. Os autores da proposta são os vereadores Sílvio Pitu e Valdir Gomes, ambos do PSD.

O outro, é referente à proposta do vereador João Rocha, a qual institui o selo ‘Pet Friendly’ em Campo Grande, como forma de certificação oficial aos estabelecimentos públicos ou privados que promovam o bem-estar animal.

Recesso

Os vereadores ficaram ‘de folga’ durante duas semanas. O plenário da Casa de Leis ficou fechado desde o último dia 17 de junho.

O Presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão do PSB, disse que o recesso dos vereadores foi ‘de plenário’ e que os trabalhos internos devem continuar normalmente na Câmara.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.