Pular para o conteúdo
Política

“Ajudou a construir nosso partido aqui no Estado”, diz presidente do PT-MS sobre Amarildo Cruz

Deputado Amarildo Cruz faleceu nesta sexta-feira (17) aos 60 anos
Dândara Genelhú -
amarildo cruz vladimir pt
Amarildo e presidente do PT-MS. Foto: Reprodução; Redes Sociais.

A morte do deputado estadual Amarildo Cruz (PT) gera comoção entre integrantes do partido, familiares e amigos. “Ajudou a construir o nosso partido aqui no Estado”, lembrou o presidente estadual do PT, Vladimir Ferreira.

Aos 60 anos, o parlamentar sofreu parada cardíaca que o levou à morte nesta sexta-feira (17). Abalado com a perda, o presidente do PT-MS comentou sobre o colega de legenda.

“Olha, momento difícil esse, Amarildo desde muito jovem, se comprometeu com a luta dos trabalhadores”, disse ao Jornal Midiamax. Assim, ressaltando que Amarildo ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores em MS, Vladimir lembrou que o deputado “foi Presidente Estadual do PT”.

“Um quadro de qualidade técnica e política, um Deputado que defendia causas importantes, como o combate ao racismo e a defesa do Meio Ambiente, lamentamos muito sua partida”, disse o presidente do PT-MS ao Jornal Midiamax.

Internação

Amarildo estava internado desde quarta-feira (15) no Hospital Proncor, em . Assim, ele deu entrada na unidade ainda na madrugada.

No fim daquele dia, o parlamentar teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e passou por reanimação. O petista foi intubado e passou por diálise, conforme apuração do Jornal Midiamax.

Ele teria um quadro de miocardite. Contudo, não foram divulgados detalhes do estado de saúde, e a família apenas relatou que Amarildo estaria estável e sendo tratado com antibióticos.

Contudo, nesta sexta-feira (17) a assessoria de imprensa do deputado confirmou a terceira parada cardíaca, que resultou na morte de Amarildo. Além disso, a informação é confirmada pelo chefe de gabinete, Manoel Paulo Barbosa, e pelo médico Ricardo Ayache, amigo da família.

O petista estava no quinto mandato, chegando a ir à (Assembleia Legislativa do Estado de MS) por duas vezes como suplente. É pai de três filhos. 

Amarildo Cruz

Paulista de Presidente Epitácio, Amarildo Valdo da Cruz chegou a Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, após aprovação em concurso para fiscal tributário estadual. É graduado em e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Pública e especialista em Ciências de Direito.

Assim, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1984. Além disso, foi um dos fundadores e presidiu o Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado). No Governo do Estado, foi superintendente da Central de Compras.

Entre 2003 e 2006, foi diretor-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), na gestão de José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT. No entanto, deixou o cargo para concorrer a deputado estadual, sendo eleito pela primeira vez.

Na eleição seguinte, em 2010, ficou apenas como primeiro suplente. Então, assumiu a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado em 2011.

Dois anos depois, foi convocado para assumir uma cadeira na Assembleia. Em 2014, conquistou mais um mandato nas urnas. Nesta legislatura, foi 2º secretário da Mesa Diretora.

Nas eleições de 2018, ficou novamente como suplente. Neste período, comandou a Unidade de Fiscal da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Foi empossado para o quarto mandato em 2021, após a morte do então deputado Cabo Almi. Também se aposentou como fiscal tributário após 39 anos. No último pleito, em 2022, foi reeleito para novo mandato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inédita em MS, Bienal Pantanal terá convidados nacionais e mais de 70 atividades gratuitas

PR: Mulher é presa por armazenar pornografia infantojuvenil da própria filha

Homem morto a tiros ao avançar em PMs no Jardim Nashville estava foragido da Justiça

Suspeito de colocar fogo em banheiro químico próximo ao STF é detido

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

De olho no acesso, Maracaju surpreende e assume liderança no início do Estadual da Série B

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Criminoso furta mercearia na Homex e deixa prejuízo de R$ 2 mil

O criminoso furtou cigarros, chocolates e carnes

Cotidiano

Morador perde carteira com documentos e cartões no Aero Rancho e busca por informações

Proprietário da carteira a perdeu na última quinta-feira (4). A última vez que a usou foi em uma conveniência na Rua Santa Quitéria

Emprego e Concurso

IFMS abre processo seletivo para reingresso de alunos

A seleção possibilita que estudantes desligados ou evadidos possam retornar aos cursos; não haverá abertura de vagas para novos alunos

Mundo

Macron indica ministro da Defesa como premiê em tentativa de pôr fim a crise política na França

Sébastien Lecornu atua no governo de Macron desde 2017