Pular para o conteúdo
Política

‘Africanos têm baixo QI’: deputados criticam fala de parlamentar que debateu doutrinação em MS

Kemp usou o grande expediente para criticar as falas consideradas racistas do deputado
Evelin Cáceres, Mariane Chianezi -
Deputado Pedro Kemp - (Divulgação, Alems)

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) criticou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) durante sessão nesta quinta-feira (29) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e foi acompanhado por outros parlamentares. Gayer teve uma entrevista divulgada no YouTube onde aparece questionando a capacidade cognitiva da população no continente africano.

O deputado federal esteve em Mato Grosso do Sul em junho participando do 1º Seminário sobre Doutrinação Ideológica no Ensino, proposto pelo deputado Rafael Tavares (PRTB). Kemp usou o grande expediente para criticar as falas consideradas racistas do deputado.

“Ele (Gustavo) fala que países africanos não possuem a mínima capacidade cognitiva e segundo ele a população do está no mesmo caminho. Ao falar isso, ele fala que o QI [quociente intelectual] da população seria menor que o de macacos. O que dizer de uma pessoa que faz esse tipo de afirmação?”

O petista lembrou que o deputado esteve debatendo doutrinação ideológica no Estado. “Infelizmente esteve aqui há alguns dias em audiência pública para debater doutrinação ideológica nas escolas. Esteve aqui neste parlamento querendo ensinar alguma coisa para o nosso povo, enquanto ele é alguém que contribui para disseminação do ódio”, lamentou.

Rafael Tavares rebateu. “Na verdade, o deputado federal relacionou a desnutrição com o baixo QI dos países africanos. Até aí não existe nenhuma mentira. Os países africanos são pobres e isso acaba realmente afetando a nutrição desse povo, e isso é correlacionado com o baixo QI”, justificou.

Zeca do PT e Rinaldo Modesto (Podemos) também pediram a parte para falar sobre combate ao racismo. Neno Razuk (PL) repudiou outra polêmica, envolvendo o cantor Zezé Di Camargo, que teria imitado movimentos de um menino autista em um show.

Polêmicas

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) respondeu às críticas que recebeu pelo Twitter, por causa de sua fala ao podcast “3 irmãos”. Na última sexta-feira (23), o congressista participou do programa apresentado por Rodrigo Barbosa Arantes e Roberto Andrade Filho, no YouTube, e questionou a capacidade cognitiva da população no continente africano.

“A completa falta de capacidade da esquerda na interpretação [da] minha fala sobre o QI baixo ser fundamental para criar uma ditadura é a prova cabal de que estou certo”, escreveu o congressista em seu perfil no Twitter.

No episódio, o apresentador Rodrigo Arantes afirmou que não tem como a democracia dar “certo” no Brasil porque não dá “para esperar alguma coisa” da população. Ele comparou humanos e macacos, e, por fim, disse que o QI na África é de 72. O deputado respondeu: “Aí, você vai ver na África quase todos os países são ditadores, quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África porque para você ter uma democracia tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado”.

Já Zezé Di Camargo apareceu nessa semana em um vídeo no momento em que dois irmãos gêmeos autistas conheceram a dupla Zezé Di Camargo e Luciano em um show na Arena das unas, em Natal. Zezé imita o movimento repetitivo feito por um deles no momento do encontro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
taylor

Taylor Swift é intimada a depor em caso de Blake Lively e Justin Baldoni

Homem que cravou faca nas costas de companheira grávida passa por júri popular em MS

‘Minha mãe não se resume à casa onde ela mora, e o presente de Dia das Mães também não’

consultório

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 5 mil doses foram aplicadas durante o ‘Dia D’ da vacinação contra a gripe na Capital

Em Campo Grande a imunização está disponível para toda a população a partir de 6 meses

Cotidiano

‘Só meia hora esperando’: campo-grandenses enfrentam longas filas em restaurantes para almoçar com a mãe

Alguns estabelecimentos montam tendas e oferecem bebidas aos clientes enquanto esperam por uma mesa

Política

Campo Grande pode ter nova fundação municipal em setor com orçamento de R$ 68 milhões

Executivo propôs criação do Fundo Municipal de Cultura

Cotidiano

Teve salário-maternidade negado nos últimos 5 anos? Saiba como solicitar de novo

Mudança em 2024 deixou de exigir carência de 10 meses para concessão do salário-maternidade