Pular para o conteúdo
Política

Adriane explica cláusula de barreira e diz que reajuste de professores será discutido ‘item por item’

Prefeitura vai marcar data para conversar com professores e discutir o projeto de reajuste
Anna Gomes, Evelin Cáceres -
Prefeita Adriane Lopes. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Prefeita de , Adriane Lopes (PP) explicou, nesta quarta-feira (27) durante agenda, que a prefeitura tem intenção de mudar a cláusula de barreira para o dos professores, mas que a proposta será discutida ‘item por item’.

“Precisamos sentar e explicar item por item. O que queremos mudar é o artigo que nos garante a execução assim que possível, que é a barreira que estamos enfrentando desde quando assumimos a gestão. Temos 10 anos para reduzir para o limite prudencial. Em um ano e meio já conseguimos ir de 59% para 55%”, afirma.

No entanto, a administração ainda não tem data para a reunião com os professores. Adriane diz contar com modernização de processos para aumentar a arrecadação e atingir o limite.

“Vamos seguir com ações. Não tem como parar de contratar pessoas porque tem concursos que foram realizados. É uma missão. É a missão que repassamos para a equipe desde quando assumimos a gestão”, finalizou.

Projeto

Na terça-feira (26), seria votado em regime de urgência o projeto de lei que trata do reajuste salarial dos professores municipais, na Câmara Municipal de Campo Grande. Porém, o projeto foi retirado de pauta.

O vereador Professor Juari (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, explicou que a proposta foi retirada para discussão. “É uma repactuação da Lei nº 6.796, que é da época do Trad, de março de 2022″, pontuou o vereador.

Ainda segundo Juari, na época o reajuste não foi pago por causa do artigo 2º, que diz que o acordo deve ser cumprido apenas se o município tiver situação financeira. Ou seja, se não estiver no limite prudencial.

“Agora em 2023 colocaram o mesmo artigo. Quem faz o estudo de impacto financeiro é o Executivo. Amanhã haverá uma reunião com ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Comissão de Educação e possivelmente a prefeita, para retirar o artigo”, explicou Juari.

Reajuste de 14,95% a partir de outubro

Após assembleia na ACP em junho deste ano, professores aceitaram a proposta de reajuste salarial escalonado de 14,95%, dividido em três parcelas para cumprimento do piso salarial de 20h.

A proposta sugere pagamento de 5% em outubro, 5% em janeiro e 4,95% em maio de 2024. Seguindo a determinação nacional, a categoria acrescenta reposição salarial de 30% para setembro, totalizando 70% do piso nacional.

Limite prudencial

A Prefeitura de Campo Grande publicou relatório fiscal com despesas do 2º quadrimestre de 2023, que ficou em 56,74%, de acordo com a Receita Corrente Líquida Ajustada. O índice citado pela prefeita, de 55%, corresponde à RCL bruta.

Conforme o relatório fiscal publicado, o valor gasto na folha de pagamento teve aumento. O levantamento mostra que no 2º quadrimestre de 2023 foram usados R$ 2.688.229.278,38, que resultam em 56,74% de gastos com pessoal da Receita Corrente Líquida. O limite máximo é de 54%. No entanto, a Lei Complementar 178, sancionada por (PL) em janeiro de 2021, garantiu que as penalidades pelo não ajuste começam a ser aplicadas somente em 2033.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via