Pular para o conteúdo
Política

Adriane explica cláusula de barreira e diz que reajuste de professores será discutido ‘item por item’

Prefeitura vai marcar data para conversar com professores e discutir o projeto de reajuste
Anna Gomes, Evelin Cáceres -
Prefeita Adriane Lopes. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Prefeita de , Adriane Lopes (PP) explicou, nesta quarta-feira (27) durante agenda, que a prefeitura tem intenção de mudar a cláusula de barreira para o reajuste dos professores, mas que a proposta será discutida ‘item por item’.

“Precisamos sentar e explicar item por item. O que queremos mudar é o artigo que nos garante a execução assim que possível, que é a barreira que estamos enfrentando desde quando assumimos a gestão. Temos 10 anos para reduzir para o limite prudencial. Em um ano e meio já conseguimos ir de 59% para 55%”, afirma.

No entanto, a administração ainda não tem data para a reunião com os professores. Adriane diz contar com modernização de processos para aumentar a arrecadação e atingir o limite.

“Vamos seguir com ações. Não tem como parar de contratar pessoas porque tem concursos que foram realizados. É uma missão. É a missão que repassamos para a equipe desde quando assumimos a gestão”, finalizou.

Projeto

Na terça-feira (26), seria votado em regime de urgência o projeto de lei que trata do reajuste salarial dos professores municipais, na Câmara Municipal de Campo Grande. Porém, o projeto foi retirado de pauta.

O vereador Professor Juari (PSDB), presidente da Comissão Permanente de e Desporto, explicou que a proposta foi retirada para discussão. “É uma repactuação da Lei nº 6.796, que é da época do Trad, de março de 2022″, pontuou o vereador.

Ainda segundo Juari, na época o reajuste não foi pago por causa do artigo 2º, que diz que o acordo deve ser cumprido apenas se o município tiver situação financeira. Ou seja, se não estiver no limite prudencial.

“Agora em 2023 colocaram o mesmo artigo. Quem faz o estudo de impacto financeiro é o Executivo. Amanhã haverá uma reunião com ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), Comissão de Educação e possivelmente a prefeita, para retirar o artigo”, explicou Juari.

Reajuste de 14,95% a partir de outubro

Após assembleia na ACP em junho deste ano, professores aceitaram a proposta de reajuste salarial escalonado de 14,95%, dividido em três parcelas para cumprimento do piso salarial de 20h.

A proposta sugere pagamento de 5% em outubro, 5% em janeiro e 4,95% em maio de 2024. Seguindo a determinação nacional, a categoria acrescenta reposição salarial de 30% para setembro, totalizando 70% do piso nacional.

Limite prudencial

A Prefeitura de Campo Grande publicou relatório fiscal com despesas do 2º quadrimestre de 2023, que ficou em 56,74%, de acordo com a Receita Corrente Líquida Ajustada. O índice citado pela prefeita, de 55%, corresponde à RCL bruta.

Conforme o relatório fiscal publicado, o valor gasto na folha de pagamento teve aumento. O levantamento mostra que no 2º quadrimestre de 2023 foram usados R$ 2.688.229.278,38, que resultam em 56,74% de gastos com pessoal da Receita Corrente Líquida. O limite máximo é de 54%. No entanto, a Lei Complementar 178, sancionada por Jair (PL) em janeiro de 2021, garantiu que as penalidades pelo não ajuste começam a ser aplicadas somente em 2033.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar cai para R$ 5,31 após conversa entre Lula e Trump

MS conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13 e Sub 15

trf3

Por ‘particularidades’, TRF3 lança primeira turma regional em MS

Hospital de Campo Grande tem tratamento referência de doença que acometeu YouTuber

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Exames não identificaram metanol como causa da morte de jovem em Campo Grande

Mulher é esfaqueada durante briga próximo da antiga rodoviária em Campo Grande

Últimas Notícias

Trânsito

Acidentes envolvem seis veículos e deixa um ferido na Duque de Caxias

Primeiro acidente envolveu um carro de passeio de uma moto

Brasil

Laudo aponta presença de metanol em bebidas apreendidas em duas distribuidoras em SP

O governo de São Paulo realizou a prisão de 20 suspeitos

Polícia

PRF apreende submetralhadora e drogas em Ponta Porã

Policiais abordaram um ônibus de viagem

Brasil

Gilmar Mendes pede parecer da PGR sobre marco temporal

STF considerou que o marco temporal para demarcação de terras indígenas é inconstitucional