Pular para o conteúdo
Política

Vereadores votam oito projetos de lei e um veto na sessão de terça-feira

As propostas tratam, por exemplo, sobre a divulgação dos exames de mamografia feitos na rede pública
Anna Gomes -
Câmara
Divulgação

Oito projetos de lei e um veto de autoria do Executivo serão votados pelos vereadores da Câmara Municipal de , durante a sessão ordinária de terça-feira (23). As propostas tratam, por exemplo, sobre a divulgação dos exames de mamografia feitos na rede pública, ações de prevenção a doenças e outras iniciativas.

Conforme a Câmara Municipal, em primeira discussão, os vereadores votam o PL que inclui no calendário de eventos a “Semana de Conscientização sobre a Doença Anemia Falciforme” em Campo Grande. Este programa de conscientização deverá ocorrer na semana do dia 19 de junho de cada ano, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Anemia Falciforme. O objetivo é conscientizar sobre prevenção e diagnóstico da doença.

Em segunda discussão, será votado o PL que institui no calendário oficial o Dia Municipal da Mulher Empresária/Empreendedora, a ser comemorado no dia 17 de agosto. O objetivo é estimular e homenagear a participação das mulheres no mercado de trabalho.

Ainda de acordo com a assessoria da Câmara Municipal, também serão apreciadas em segunda discussão duas propostas que dispõem sobre a divulgação da quantidade de exames de mamografias realizados na rede pública. As informações divulgadas devem identificar o número de pessoas examinadas e a colocação em ordem de atendimento por bairros. O objetivo é “aperfeiçoar o sistema de informações da prefeitura de Campo Grande e deste modo prevenir tratamentos e efetivar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em prol da saúde, especialmente das mulheres”.

Ainda, será votado o Projeto de Lei, que institui o Programa Pequenos Atletas em Campo Grande, que busca o reconhecimento de crianças com habilidades esportivas, formalizando parcerias com clubes e outras instituições privadas para dar oportunidade aos alunos de escolas municipais.

Os vereadores votam ainda em segunda discussão o PL sobre a inserção da Semana Municipal de Conscientização sobre a síndrome do Ovário Policístico no calendário oficial, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março.

Por fim, será votado, em segunda discussão, PL que obriga estabelecimentos comerciais que prestam serviços de banho e tosa a afixarem placa ou cartaz informando se possuem ou não circuito interno de filmagem.

Já em única discussão, os vereadores votam dois projetos, ambos de autoria do Executivo, para alterar dispositivos de duas legislações sobre endereço e denominações de duas escolas. Uma das propostas altera a denominação da de Infantil (EMEI) para Profa. Maria Josefina Bezerra Xavier. A outra altera da EMEI Tupinambás para EMEI Professora Lina Lemes de Oliveira.

Também será apreciado o veto total ao PL, que institui a Política Municipal de Apoio aos Motoristas de Aplicativos de Mobilidade Urbana em Campo Grande. A prefeitura argumenta vício de constitucionalidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Últimas Notícias

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão

Cotidiano

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu respaldo para menino de 4 anos adiantar série em Guia Lopes da Laguna