Vander Loubet é reeleito e segue para o 6º mandato consecutivo na Câmara dos Deputados

Loubet é um dos quatro reeleitos para um novo mandato em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ms violência lula mandato vander loubet
Deputado Vander Loubet. Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados.

Após ser reeleito neste domingo (2), Vander Loubet (PT) segue para o sexto mandato na Câmara dos Deputados. Assim, o parlamentar se torna o sul-mato-grossense com maior número de mandatos na Casa de Leis consecutivos.

Natural de Porto Murtinho, Loubet tem 58 anos e exerce atividades na Câmara desde 2003. Ou seja, faz 39 anos que o parlamentar está na Casa de Leis.

Reeleito com 76.571 votos, o parlamentar segue para o 6º mandato na Casa de Leis de forma consecutiva. Bancário, Vander foi reeleito como o quarto candidato mais bem votado nas Eleições de 2022.

Durante a caminhada na Câmara, o parlamentar teve mais de 1,3 mil proposições, entre requerimentos e projetos de lei. Assim, passou por diversas comissões permanentes durante esses anos.

História na Câmara

Entre elas, foi titular da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em que foi titular no ano de 2005; Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado no mesmo ano; da Comissão da Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e também da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Além disso, foi 2º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia em 2008. No Estado, o parlamentar se formou em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em 2007.

Antes disso, também exerceu cargos na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), onde Vander foi chefe de gabinete de 1990 até 1998. Assim, assumiu como secretário de Estado em 1999 por um ano. Em 2000 e 2001, foi secretário de Infra-Estrutura e Habitação no Governo de MS.

O ex-secretário estadual de saúde, Geraldo Resende (PSDB) conquistou uma cadeira na Câmara Federal e também segue para o sexto mandato, porém, com interrupções.

Em 2018, não alcançou os votos suficientes e ficou como suplente de Tereza Cristina (PP). Porém, assumiu a cadeira quando Tereza foi para o Ministério da Agricultura. Depois, foi chamado para atuar como secretário de saúde no governo de MS.

Agora, Resende volta para a Câmara como deputado federal eleito com 96.519 votos. Assim, se tornou o terceiro candidato a deputado federal mais votado em Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares