Pular para o conteúdo
Política

Uma fronteira, duas eleições: moradores de Ponta Porã e Pedro Juan vão às urnas no domingo

Do lado brasileiro, eleitores escolhem governador e presidente, enquanto no Paraguai a votação é para prefeito
Marcos Morandi -
Linha imaginária separa as duas cidades fronteiriças (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

No próximo domingo (30), moradores da e Pedro Juan Caballero, cidades gêmeas separadas apenas por uma linha imaginária, vão às urnas em eleições diferentes. Enquanto do lado brasileiro os eleitores decidem quem será o presidente e também o governador de Mato Grosso do Sul, no , os eleitores definem o nome do próximo prefeito.

A ligação entre as duas cidades é tão umbilical que até mesmo os números de eleitores são parecidos. Em Ponta Porã, 62 mil pessoas estão aptas a exercerem direito de voto no segundo turno, conforme dados do Observatório de Dados, plataforma do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

No pleito do próximo domingo (30), os moradores de Ponta Porã voltam às sessões eleitorais para escolher entre Jair Messias (PL), que tenta a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) para o comando do país. Eles também irão escolher o governador de Mato Grosso do Sul. A disputa está entre Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB).

Para quem vive nas duas cidades, o grau de proximidade entre os dois países desperta desejos que esbarram na especificidade das legislações eleitorais vigentes nos dois locais. “Me sinto tão paraguaio que até me dá vontade de ir lá votar para prefeito de Pedro Juan”, revela o professor Ananias Vieira, que mora em Ponta Porã.

Do outro lado da rua

Impactada economicamente pela presença dos vizinhos brasileiros e também pela indústria do turismo, Pedro Juan Caballero, com mais de 65 mil eleitores, também vive um domingo decisivo. Depois da morte do prefeito José Carlos Acevedo, a cidade é administrada interinamente pela presidente licenciada da Junta Municipal (Câmara de Vereadores).

Carolina Yunis de Acevedo é vereadora e exerce o cargo em substituição ao cunhado, uma vez que ela é casada com o ex-governador de Amambay, Ronald Acevedo – irmão do ex-prefeito assassinado por pistoleiros em frente à sede do Executivo Municipal – que também disputa o cargo.

Carolina Yunis de Acevedo é prefeita interina de Pedro Juan Caballero (Marcos Morandi, Midiamax)

Na lista dos postulantes à vaga de José Carlos Acevedo, além do ex-governador, que concorre pelo Partido Liberal Radical Autêntico, Luis Gabriel Genez, do Partido Pátria Querida, e Júlio Veja, do Partido Colorado, também disputam o cargo de intendente. O vencedor da disputa toma posse na semana seguinte.

“Com certeza também gostaria de poder participar da vida política dos nossos irmãos brasileiros que moram em Ponta Porã, mas infelizmente isso não é possível”, comenta o comerciante Avelino Canhete Galceran, de Pedro Juan Caballero.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Treino do Operário

Sem chances de classificação, Operário se despede do Campeonato Brasileiro

Acidente ocorreu na Av. Afonso Pena

Jovem passa mal a caminho do trabalho e mobiliza atendimento de urgência na Afonso Pena

Tendência do momento, morangos do amor viram buquê em floricultura de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Ateliê de costura fica destruído após incêndio em casa na Mata do Jacinto

Últimas Notícias

Brasil

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Após ordem de Moraes, manifestantes recolheram acampamento na Esplanada dos Minitérios

Cotidiano

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Mulher de 63 anos perdeu a visão de um dos olhos há 10 anos, após um glaucoma

Cotidiano

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

Ícone das artes visuais sul-mato-grossense Jonir Figueiredo morreu neste sábado (26)

Política

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Ruralista e defensor das políticas armamentistas, deputado mirou críticas ao governo petista