Tribunais e conselhos de Mato Grosso do Sul têm até segunda para divulgar lista de inelegíveis
Pessoas que tiveram contas reprovadas e que não podem mais recorrer não poderão concorrer às eleições deste ano
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vence nesta segunda-feira (15) o prazo para os tribunais e conselhos de contas de Mato Grosso do Sul tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas. O prazo é estabelecido pelo Calendário Eleitoral.
São consideradas inelegíveis as pessoas cujas contas foram rejeitas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou em que haja sentença judicial favorável ao interessado.
Nesta semana, o TCU (Tribunal de Contas da União), divulgou lista com mais de 6 mil nomes de pessoas inelegíveis. Confira aqui.
Calendário eleitoral
Em 12 de setembro, termina o prazo para que os sistemas eleitorais e programas de verificação desenvolvidos pelas entidades fiscalizadoras sejam lacrados, mediante apresentação, compilação, assinatura digital e guarda das mídias pelo TSE em Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas.
Entre 5 de julho e 3 de agosto, juízas e juízes eleitorais nomearam eleitoras e eleitores que farão parte das mesas receptoras de votos e de justificativas. Também foram escolhidas as pessoas que darão apoio logístico nos locais de votação.
Entre 20 de julho e 5 de agosto foi permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos. Legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet passam a ser permitidas a partir do dia 16 de agosto.
Partidos e candidatas ou candidatos têm entre 9 e 12 de setembro para apresentar a prestação de contas parcial da campanha, com registro de movimentação financeira ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro e, em 1º de novembro, a data final para o envio das prestações.
A prestação de contas final daqueles que participarem do segundo turno deve ser encaminhada à Justiça até 19 de novembro.
Eleitas e eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 19 de dezembro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, bem como de governador, a posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Parlamentares assumem os mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano.
Confira a íntegra do Calendário Eleitoral de 2022.
Notícias mais lidas agora
- Morador de MS preso pelado em banheiro de Camboriú disse que foi vítima de homofobia
- Detento que aplicava golpes de dentro do presídio é encontrado morto em cela da Máxima
- Maior número da história, MS teve média de 2,1 mil infrações de trânsito por dia em 2024
- Morador de Ponta Porã é preso após ser flagrado pelado em banheiro de Camboriú
Últimas Notícias
Professor é indiciado por importunação sexual no interior de MS
O homem foi afastado das atividades letivas
Juiz federal do PR determina reforço policial para proteção de indígenas na fronteira com MS
Comunidades sofreram ataques nas últimas semanas
Produtos natalinos contam com descontos nas prateleiras dos mercados
Produtos de Natal são de variadas marcas e preços
Coreano se casa com moradora de MS que conheceu em app de namoro e passa a oferecer terapia no Tinder
JeongJu Lee usa aplicativo de relacionamentos para divulgar seu trabalho como terapeuta em Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.