Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS defere registro de candidatura de Delcídio do Amaral a deputado federal

Delcídio conseguiu suspensão da cassação no último dia 30 de agosto no TRF1 e, portanto, teve deferido o pedido de registro
Evelin Cáceres, Adriel Mattos -
Delcídio do Amaral
Foto: Beto Barata/Agência Senado

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de ) julgou improcedente a impugnação pedida pelo MPF (Ministério Público Federal) e deferiu o requerimento de registro de candidatura de a deputado federal. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (8).

De acordo com o desembargador Julizar Barbosa Trindade, os autos indicam o preenchimento das exigências da legislação eleitoral, com atendimento de todas as condições de elegibilidade e de registrabilidade.

O MPF pedia o indeferimento do registro porque em 2016 Delcídio foi condenado à perda de seu mandato, “por votação aberta e de maioria absoluta, assegurada a ampla defesa”.

De acordo com o órgão, o ex-senador estaria inelegível até o período de 8 anos subsequentes ao término da legislatura, que seria em 31 de dezembro de 2018 e que também por este motivo o pedido de registro de candidatura ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul foi indeferido.

No entanto, o desembargador entendeu que vale a da cassação, concedida pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) no agravo de instrumento n. 1030256-69.2022.4.01.0000 no último dia 30 de agosto.

“Em análise preliminar, entendo ser cabível a antecipação de tutela, uma vez que ficou evidenciada a existência de elementos que demonstram a probabilidade do direito do agravante e o perigo do dano ao resultado útil do processo. O periculum in mora, consoante apontado na inicial do recurso, decorre do fato de o agravante ter se candidato nas eleições gerais de 2022 e, devido a cassação pelo Senado Federal por quebra de decoro, estar sofrendo processo de impugnação a candidatura ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral, findando seu prazo para contestar em 30 de agosto”, consta na decisão.

De acordo com o TRE-MS, Delcídio está elegível “enquanto vigentes os efeitos da tutela concedida no âmbito do TRF da 1.ª região”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Últimas Notícias

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico

Loterias

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Próximo sorteio acontece no sábado, dia 19 de julho

Política

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Construção de Caps, policlínicas, UBS e unidades ondontológicas estão entre os projetos citados pelo deputado