A senadora Simone Tebet (MDB/MS) desistiu de acompanhar o presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à COP27 (27ª Conferência do Clima das Nações Unidas), em Sharm El Sheikh, Egito. Segundo o site Metrópoles, ela deve ficar para participar da transição de governo.

O ex-ministro Aloizio Mercadante também não integrará a comitiva. Simone disse que os trabalhos da transição começam logo após o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro. A COP27 termina em 18 de novembro.

“O dever me chama. Começamos o trabalho presencial [da transição] na quarta [16/11]”, disse a senadora, que é a coordenadora do grupo temático de desenvolvimento social.

A equipe de transição está despachando no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília (DF). A deputada federal eleita Marina Silva (Rede/SP) – ex-ministra do Meio Ambiente no primeiro governo Lula e cotada para reassumir o cargo na nova gestão – já está no Egito.

Lula embarca nesta segunda-feira (14) para o país africano, com a esposa Rosângela da Silva, a Janja; e os ex-ministros Celso Amorim e Fernando Haddad.