Após o anúncio de que o governo de irá decretar situação de emergência devido a estiagem e seca, o secretário da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, reforçou a pauta junto ao Governo Federal, durante a reunião com a Ministra de Agricultura Tereza Cristina (DEM), na tarde desta segunda-feira (03), por vídeocoferência. 

Visando atender aos setores do agronegócio, Jaime apresentou relatórios cedidos pela Aprosoja, Famasul e Cemtec (Centro do Monitoramento do Tempo e do de MS) sobre a necessidade do decreto de emergência no MS e busca junto com demais estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina apoio e reconhecimento federal para medida técnica.  

O decreto tem por objetivo atender as demandas do agro, principalmente dos produtores rurais que sofrem com a estiagem e seca do Mato Grosso do Sul. Mesmo com programas que asseguram os mesmos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quer ampliar a margem de renogociação e auxílio a esse grupo.