O time completo do governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), será anunciado a conta-gotas, até a posse em janeiro. A afirmação é do futuro chefe do Executivo estadual, durante visita ao Jornal Midiamax, nesta quarta-feira (14), um dia após anunciar os cinco primeiros secretários que irão compor a equipe a partir de 2023.

Riedel explicou que há várias estruturas a serem preenchidas, por isso a escolha criteriosa. Haveria dificuldade em encontrar nomes qualificados tecnicamente, sobretudo agora, com a criação de 16 secretarias-executivas, além das 11 secretarias, Procuradoria e Controladoria.

“Então semana que vem a gente anuncia outros secretários, outras representações importantes do governo e assim vamos formando a equipe até começar, em janeiro”. A próxima etapa de anúncio será na terça-feira (20).

A respeito de nomes cogitados para assumir, o governador eleito comentou que é natural especulação e que busca definir titulares a partir da capacidade deles em tirar do papel tudo que foi proposto, enquanto candidato.

“Nosso plano de governo é claro e transparente. Buscamos fazer equipe com as características necessárias ao cumprimento do que propomos. Tem o componente político, técnico, objetivo específico, todos esses elementos são levados em consideração pra tomar a decisão”.

Um dos nomes cotados, por exemplo, para permanecer como secretário, é do titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

Confira a entrevista na íntegra:

Futuros secretários

Cinco nomes foram divulgados em coletiva na tarde de terça-feira (13). São eles: Eduardo Rocha, atual secretário de Governo, que vai assumir como secretário da Casa Civil; Flávio Cesar Mendes de Oliveira, antes secretário-adjunto da Segov, será titular da Sefaz (Secretaria de Fazenda).

Ana Carolina Nardes será mantida na SAD (Secretaria de Estado de Administração), Ana Carolina Ali Garcia na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Hélio Peluffo deixa a Prefeitura de Ponta Porã para ser secretário de Infraestrutura e Habitação.

Sócio-fundador do Midiamax, Carlos Naegele recebeu o governador eleito Eduardo Riedel

Visita ao Midiamax

Eduardo Riedel visitou a sede do Jornal Midiamax nesta quarta-feira (14). Ele se encontrou com o sócio-fundador Carlos Eduardo Naegele.

O governador eleito disse que vai adotar o compliance para reforçar o combate à corrupção na estrutura administrativa.

O compliance consiste em um programa de prevenção, detecção e resolução de desvios de conduta e atos lesivos à administração pública. Essa ferramenta já é comum em empresas privadas e vem sendo aplicada em entes públicos, como no governo de Goiás e na Petrobras.

“No ambiente governamental, precisamos criar instâncias enraizadas e sólidas não só de controle e monitoramento, mas de cultura. É muito mais profundo do que a gente imagina. Se há um servidor que se apropria de um bem público por uma oportunidade que ele encontra, é uma questão cultural”, ponderou Riedel.