Pular para o conteúdo
Política

Riedel toma posse e empossa secretariado em 1º de janeiro de 2023

As cerimônias acontecem no mesmo dia, mas em diferentes locais de Campo Grande
Anna Gomes -
eduardo riedel
(Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai ser empossado em 1º de janeiro de 2023. Com o chefe do Executivo do Estado, o vice-governador, José Carlos Barbosa, conhecido Barbosinha (PP) e os secretários também devem tomar posse dos cargos no mesmo dia, mas em diferentes locais de Campo Grande, no caso do primeiro escalão.

A cerimônia de posse de Eduardo Riedel e Barbosinha está prevista para acontecer às 15h na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Os secretários tomarão posse logo em seguida, às 17h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Ambos locais estão localizados no Parque dos Poderes.

A diplomação de Riedel, Barbosinha, dos oito deputados federais e dos 24 deputados estaduais eleitos, assim como dos suplentes, aconteceu em 19 de dezembro, no buffet Ondara Palace.

Com o evento, a Justiça Eleitoral reconhece quem são os eleitos e suplentes com a expedição e fornecimento do diploma assinado, habilitando-os a assumir e exercer os mandatos eletivos.

A posse de Luiz Inácio da Silva (PT), 39º presidente eleito do Brasil desde a proclamação da República, também acontece em 1º de janeiro, em .

O roteiro da posse prevê a chegada de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), à Catedral Metropolitana às 14h20 (horário de Brasília). De lá, eles sairão em tradicional cortejo rumo ao Congresso Nacional. A sessão solene de posse terá início às 15h, com a execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à nação.

Já os deputados estaduais eleitos em Mato Grosso do Sul tomarão posse acontece apenas em 1º de fevereiro de 2023, quando também deve ser eleita a nova Mesa Diretora.

Secretários estaduais de 2023

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (27), o Governador eleito em MS anunciou mais quatro nomes que vão atuar como secretários, a partir de janeiro de 2023.

Hélio Queiroz Daher vai comandar a SED (Secretaria de Estado de Educação). Ele é especialista em Gestão Escolar, mestre em Educação, atual superintendente de Políticas Educacionais da pasta e presidente do Conselho Estadual de Educação.

Para comandar a Secretaria de Turismo, Esporte e Cidadania, Marcelo Miranda – que, no governo de (PSDB), dirigiu a Fundesporte (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul). À frente do escritório de Planejamento, permanecerá Eliane Detoni – ela ocupa a pasta atualmente.

Já para a Secretaria de e Direitos Humanos, a atual secretária Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues seguirá de forma interina.

Segundo o futuro chefe do Executivo estadual, Elisa ficará na pasta apenas até fevereiro do próximo ano. Ele não quis adiantar o nome do futuro titular, mas afirmou que não será cargo político e sim técnico.

Este é o terceiro anúncio de secretários por parte de Eduardo Riedel. Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele afirmou que divulgaria a conta-gotas. Os adjuntos dos titulares serão informados a partir do mês que vem.

Nomes já anunciados

Eduardo Rocha será secretário da Casa Civil. Flávio Cesar Mendes de Oliveira, que já atuou como secretário adjunto da Segov-MS, será titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Ana Carolina Nardes será mantida na SAD (Secretaria de Estado de Administração), Ana Carolina Ali Garcia na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Hélio Peluffo deixa a prefeitura de para compor a Infraestrutura e Habitação.

Pedro Caravina vai para Segov (Secretaria de Governo), Antônio Carlos Videira permanecendo na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Maurício Simões Corrêa para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jaime Verruck ainda no comando da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e novamente Carlos Eduardo Girão (Controladoria-Geral do Estado).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Corinthians é frágil na defesa, perde para o Huracán e encerra período invicto em Itaquera

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Jovem de 23 anos foi espancado até a morte por quatro pessoas em Naviraí

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial

Le Blog Maria Antonia

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Angelina Jolie está no Brasil ! Angelina Jolie foi vista nesta quarta-feira (2) em uma aldeia indígena localizada no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Acompanhada do cacique Raoni Metuktire , uma das mais importantes lideranças do povo Kayapó e símbolo da luta pelos direitos dos povos originários , Jolie participou de … Continued

Polícia

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

O motorista disse ter carregado em Corumbá e levaria a droga até Campo Grande

Economia

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

A consultoria britânica crê que as tarifas recíprocas se acumularão aos aumentos tarifários anteriores