Capitão Contar, do PRTB, questionou Rose Modesto (União) sobre o tema infraestrutura e saneamento no segundo bloco do Debate Midiamax, nesta segunda-feira (19). Os candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul debateram sobre telecomunicação, 5g e até investimento nas estradas e a malha ferroviária.

O candidato Contar relatou que Mato Grosso do Sul caiu 8 posições em acessibilidade e comunicações, estando em 22º lugar a nível nacional no ranking de competitividade de 2021. “Candidatos prometem investimentos em tecnologia, mas não entregaram na prática”, disse. Assim perguntou sobre quais as ações para acesso à internet e telefonia, principalmente em regiões rurais.

Resposta de Rose Modesto no Debate Midiamax

Rose Modesto
Rose Modesto – Foto: Nathalia Alcantara/Midiamax

Rose afirmou que fará investimentos na área de tecnologia, nas aldeias e áreas rurais, “Falar em infraestrutura é falar em telecomunicação”. A candidata também ressaltou a logística modal do Estado, que receberá o maior corredor de transporte de produção, a Rota Bioceânica.

A proposta é investir nas estradas, uma vez que atualmente 56% das rodovias no Estado não têm asfalto, 75% das pontes são de madeira. Também investimentos nas hidrovias e ferrovias. “Vamos buscar recursos necessários para revitalizar malha ferroviária com investimento em telecomunicações, estradas, hidrovias e ferrovias para fazer de MS mais competitivo”.

Réplica de Contar

O candidato Capitão Contar afirmou que não há que se falar em tecnologia, 5G em Campo Grande se ainda há áreas desassistidas de Segurança Pública, Saúde, Educação. Ele relatou que na pandemia houve dificuldade dos alunos fora da sala de aula, sem acesso aos conteúdos da educação básica.

Rose também confirmou investimentos na tecnologia para educação

“Vamos investir nas tecnologias dentro das escolas, com tempo integral para oferecer acesso à essa área”. A candidata encerrou afirmando que fará profissionalização dos alunos, com o maior programa de estágio e fortalecer o acesso à tecnologia também na Saúde.

Ela afirma que implantará nos 79 municípios o sistema de telemedicina.