Projeto de lei protocolado pelo de Mato Grosso do Sul, permite a convocação de profissionais com nível médio, mas com habilitação profissional específica, para atuarem nas Escolas Estaduais.

A proposta acrescenta dispositivos na lei do Estatuto dos Profissionais da Básica. A sugestão do governo é permitir a convocação de profissionais que não tenham magistério, apenas nível médio, mas habilitação profissional reconhecida por órgãos competentes, do exercício das atividades pedagógicas.

Segundo o projeto de lei, as especificidades se referem à educação de povos indígenas, à educação especial, profissional, à educação básica na modalidade de educação no campo e quilombolas.

Além disso, podem atuar no atendimento aos estudantes privados de liberdade e à regência de sala de aula ou professor assistente na etapa da educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.

A proposta precisa passar pela avaliação da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), antes de ir ao plenário para votação dos deputados estaduais.