Pular para o conteúdo
Política

Projeto visa incentivar condomínios a denunciarem casos de violência contra crianças, mulheres e idosos em Campo Grande

A violência, segundo o vereador Gilmar da Cruz, autor do projeto de lei, está destruindo as famílias; por isso, o foco nos condomínios residenciais de Campo Grande, por haver maior concentração de pessoas
Elias Luz -
violência
Vereador Gilmar da Cruz (Republicanos) é o autor do projeto. Foto: Izaías Medeiros

A da violência contra crianças, mulheres, idosos e deficientes é o tema do novo projeto de lei do vereador (Republicanos), que foi protocolado na Câmara Municipal de Campo Grande nesta quinta-feira (7). O projeto dispõe sobre uma campanha de conscientização dirigida aos condomínios residenciais da Capital Morena para comunicar os casos de violência doméstica e familiar.

De acordo com o parlamentar, a finalidade do projeto de lei é incentivar a realização da denúncia às autoridades competentes acerca da ocorrência de casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas ou com deficiência. “A campanha vai se destinar a todas as pessoas que, de alguma forma, possam ter ciência a respeito da ocorrência de casos de violência doméstica e familiar praticados contra os grupos abrangidos por esta Lei nos locais nela descritos, tais como moradores dos condomínios, síndicos, funcionários, visitantes ou prestadores de serviços eventuais nesses agrupamentos habitacionais”, esmiuçou o vereador.

O projeto prevê ainda que a denúncia a que se refere a Lei poderá ser realizada de forma identificada ou anônima, desde que seja respeitada a legislação penal vigente e os procedimentos adotados pelas autoridades, com destaque para a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. O projeto também destaca que os condomínios poderão afixar, nas áreas comuns e de circulação, cartazes, placas ou comunicados divulgando a Lei, bem como os canais oficiais para a denúncia de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, por meio dos números 100 e 180.

Na avaliação do vereador Gilmar da Cruz, os recados a serem dados nos condomínios devem partir da comunidade. Contudo, ele sugeriu um modelo: “Este condomínio não compactua com a violência doméstica e familiar. Caso tenha ciência de atos dessa natureza contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas ou pessoas com deficiência nas áreas comuns, ou no interior das unidades habitacionais, mediante ação ou omissão, por favor, denuncie às autoridades competentes!”

Números da violência mostram problemão em MS

Na justificativa do projeto, Gilmar da Cruz deixou claro que a situação do Brasil nesta questão é vergonhosa, sendo ranqueado entre os cinco piores do mundo. Dados do Mapa do Feminicídio de mostram que, em 2020, por exemplo, foram registrados estes crimes todos os meses, com a morte de 40 mulheres. A maior parte dos crimes, totalizando 77,5%, foi cometida nas residências e em todos dos casos foram “ex-conviventes”. Já na parte das armas, em 47,5% dos casos foram utilizadas as armas brancas e em 30% as mulheres foram mortas com arma de fogo. Por ano, cerca de 17 mil mulheres registram boletim de ocorrência por algum tipo de violência doméstica no Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via