Nesta terça-feira (22), a presidente da Câmara de Sidrolândia, Juscinei Claro (PP), encerrou a sessão ordinária sem espaço para manifestação dos vereadores. Assim, um grupo de parlamentares pretende adiantar a eleição da Mesa Diretora.

A sessão começou com leitura da ata da sessão anterior e votação do documento. Após, a presidente suspendeu os trabalhos para fala de uma recenseadora do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O assunto foi a conscientização sobre o Censo de 2022.

Assim, a apresentação durou cerca de seis minutos. Então, dois vereadores usaram a tribuna após a recenseadora para reforçar o trabalho do Censo.

Aos 24 minutos de sessão, Juscinei retomou a sessão para encerramento. “Gostaria de convocar as eleições da mesa diretora para o dia 13/11/2022. Amanhã será publicado no Diário Oficial. Não havendo mais matérias para deliberação, declaro encerrada a presente sessão”, disse.

Logo após, a presidente deixou o plenário da Casa de Leis. “Grande expediente, não tem?”, questionou o vereador Elieu da Silva Vaz (PSB). “Estou inscrito. Que falta de respeito”, afirmou o vereador Enelvo Iradi Junior (PSDB).

Manifestação e eleição da diretoria

Ao Jornal Midiamax, o vereador Enelvo disse que devem tomar providências sobre a falta do grande expediente. “O que aconteceu foi uma afronta ao regimento interno, um desrespeito com os vereadores e a população”, pontuou.

Segundo ele, oito parlamentares compõe um grupo chamado G8, de oposição. Então, fazem parte dele: José Gabardo (PSDB), Cleyton Martins (PSB), Izaqueu Diniz (Patriota), Cledinaldo Cotócio (PP), Cristina Fiuza (MDB), Adavilton Brandão (MDB), Elieu Vaz (PSB) e Enelvo Iradi Junior (PSDB).

Estes teriam se reunido para discutir a possibilidade de adiantar a eleição da mesa diretora. “Amparados pelo regimento, estamos estudando antecipar a eleição da mesa”, explicou.

Além disso, pretendem realizar “uma extraordinária para votar o Projeto de Lei Orçamentária do ano de 2023, que necessita ser votado o quanto antes, em razão do esgotamento do prazo legal”.

Presidente da Câmara

O Jornal Midiamax tentou contato com a presidente da Casa de Leis por ligação e mensagens, devidamente documentadas. Contudo, não houve retorno.

Além disso, tentou contato com outros vereadores da Câmara de Sidrolândia que foram embora após o encerramento da sessão. Também não houve retorno.

Por fim, o espaço segue aberto para manifestação das partes sobre o assunto.