Pular para o conteúdo
Política

Prefeitura veta hino de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande em material escolar da Reme

A informação foi publicada no Diogrande desta quarta-feira (20)
Anna Gomes -
covid em escolas
Orientações foram repassadas na última quinta

Prefeitura de vetou projeto de lei, aprovado na Municipal, que previa, além do Hino Nacional Brasileiro, o de Mato Grosso do Sul e o de Campo Grande, nos materiais das escolas municipais da Capital. A informação foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (20).

Segundo o documento, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) se manifestou contra ao referido Projeto de Lei nº 10.078, afirmando que a proposta seria inviável, informando que os cadernos escolares distribuídos na Reme (Rede Municipal de Ensino), compõem o kit escolar, cuja aquisição é realizada por meio de licitação pública, com edital próprio.

Ainda de acordo com o , os livros didáticos são provenientes do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e já dispõem do Hino Nacional grafado na contracapa. A confecção e a distribuição ocorrem na esfera federal, a partir da articulação entre o Ministério da Educação e as editoras dos livros, razão por que pode impossibilitar o cumprimento de uma lei municipal.

O texto publicado no Diogrande também destacou que a medida cria atribuição ao Poder Executivo e viola o princípio de harmonia e independência dos poderes. “A norma proposta interfere na atividade administrativa Municipal, esta de exclusiva competência do Poder Executivo, ao criar a obrigação do executivo municipal ao obrigar que determinado assunto conste no material escolar”, diz um trecho do documento.

O veto ainda é encaminhado e os vereadores podem votar por mantê-lo ou derrubar a proibição, tornando-a válida.

Prefeitura se envolve em confusão

Falando sobre hino, nesta semana a questão gerou confusão em Campo Grande. Alunos da Reme receberam cadernos distribuídos pela com o hino de Mato Grosso e não o de Mato Grosso do Sul, o qual o seria correto.

A mudança teria sido erro gráfico e causou estranheza em alguns pais, que notaram diferenças na letra presente nos cadernos com a original. “Meu filho recebeu o kit na semana passada. Para minha surpresa, quando estava preenchendo a agenda dele percebeu que o hino estava errado”, comentou um pai.

A percepção do pai foi correta. O hino não está errado, mas a troca realmente ocorreu e o hino do estado vizinho passou a ser apresentado para os alunos da Capital de MS.

Prefeitura gasta mais de R$ 2 milhões

Vale lembrar que a Prefeitura de Campo Grande desembolsou R$ 2.108.570,60 para a compra dos kits escolares distribuídos em 2022. A empresa contratada para fornecer o material foi a Brink Mobil Equipamentos Educacionais.

Segundo o documento, a aquisição assinada entre representantes da empresa e da Semed. O contrato terá validade de 12 meses, contados da assinatura feita em 1º de fevereiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Companheiro é esfaqueado pela mulher por causa do filho adolescente em Campo Grande

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime