Pular para o conteúdo
Política

Pela 5ª vez, projeto que barra transporte por fretamento é retirado de pauta da Assembleia de MS

Entidades questionam proposta e devem novamente procurar o Governo do Estado
Adriel Mattos -
transporte
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

O deputado estadual (PSD) pediu na sessão desta terça-feira (9) da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) vistas ao PL (Projeto de Lei) 192/2022, do Poder Executivo, que institui o Sistema Trip-MS (Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros), estabelecendo critérios para exploração e funcionamento desse serviço. Esta é a quinta vez que a matéria polêmica não é votada.

A proposta havia sido duramente criticada por empresas do setor, levando deputados a apresentarem emendas ao texto. Porém, a (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) derrubou as alterações nas regras do transporte por fretamento.

Duas emendas foram aprovadas, uma que esclarece as normas do transporte intermunicipal entre cidades vizinhas e o prazo de adaptação de 60 dias para 24 meses. A matéria é de autoria do Poder Executivo.

Proposta pode barrar transporte por fretamento, dizem entidades

A Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos) se manifestou contra o projeto de lei em nota técnica enviada aos deputados e afirma que, se aprovado, o texto pode causar a extinção de 3 mil vagas de trabalho relacionadas à atividade do fretamento.

De acordo com a entidade, o setor de transporte de passageiros gerou mais de 12 mil empregos no Mato Grosso do Sul em 2021 e o PL afetaria cerca de 80 mil passageiros. Eles ainda acreditam que o texto reduz a concorrência no setor rodoviário, gerando aumento nos preços das passagens de ônibus.

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de ) está acompanhando de perto o andamento do projeto e chegou a pedir seu arquivamento em parecer prévio enviado à Assembleia. O primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro, afirma que voltará a questionar o Governo do Estado para entender porque as reivindicações não foram atendidas.

“Estamos mobilizados contra esse projeto com o texto original pois prejudica as empresas do Estado e o cidadão. A concorrência é necessária, beneficia o usuário e melhora o serviço. Estamos lutando pela liberdade econômica e liberdade de escolha do usuários, que da forma como o Governo propõe, fica sem alternativas”, disse.

De acordo com a ACICG, o texto atual do PL 192/2022 beneficia apenas as grandes empresas que dominam o mercado há décadas com má qualidade dos serviços e altos custos para o cidadão. Também afirma que o Estado passou décadas inerte em atender às exigências legais e realizar licitações transparentes em linhas que estão sendo exploradas ilegalmente “por empresas escolhidas sem qualquer respeito às normas vigentes”.

Ordem do Dia

Foi aprovado, em redação final, o PL 108/2022, de Evander Vendramini (PP), que modifica a ementa e os dois primeiros artigos da Lei Estadual 4.538/2014, que proíbe a utilização de animais em desenvolvimento, experimento e teste de determinados produtos. A nova redação acrescenta, na lista desses produtos, os artigos de limpeza.

Em segunda discussão, o PL 132/2022 trata sobre a “Cavalgada Sul-Mato-Grossense”, já prevista no calendário oficial do Estado. A proposta, de (PSB), estende a realização desse evento a e ao distrito de Arapuá, que fica no mesmo município. A Cavalgada acontece, anualmente, no segundo semestre.

E em discussão única, passou o Projeto de Resolução 18/2022, que trata sobre concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A matéria não está disponível no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia investiga matança clandestina de gado em fazenda de pecuarista brasileiro

Revitalizada há um ano, vandalismo marca a entrega oficial de praça esportiva do Coophavila II

Polícia prende homens que tentaram matar desafeto após briga em festa

É menina! Manu Gavassi dá à luz a primeira filha com Jullio Reis; saiba detalhes

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

dnit câmera

Dnit concede área em MS para instalação de câmeras do Ministério da Fazenda

Últimas Notícias

Cotidiano

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos informa que a melhoria nas condições climáticas permitirá o avanço dos serviços

MidiaMAIS

Mamãe onça e filhotes surpreendem turistas a caminho de pesca no Pantanal 

Cena foi registrada no Rio Aquidauana, no município de Miranda

MidiaMAIS

Márcio de Camillo homenageia Geraldo Roca em show gratuito em Dourados neste sábado

Compositor era carioca e escolheu o MS para morar e faleceu em Campo Grande

Cotidiano

Nova regra encurta distâncias em Campo Grande e põe fim a abono para classe médica

Prefeitura corrige medida que considerava conjunto Moreninha como 'área distante' região central