PEC da Enfermagem: Confira como deputados federais de MS votaram no 2º turno

PEC da Enfermagem foi aprovada em 2º turno na Câmara dos Deputados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enfermagem câmara
PEC vai à promulgação nesta quinta-feira (14). (Foto: Agência Brasil)

Na noite da quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 11/2022, que institui o piso salarial dos profissionais da enfermagem. A bancada de Mato Grosso do Sul participou da votação.

A matéria já havia sido apreciada e aprovada em 1º turno na terça-feira (12), com 425 votos favoráveis e 7 contrários à Proposta. Em segundo turno, foram 473 votos a favor da Proposta, 9 contrários e uma abstenção. Novamente, o partido Novo se posicionou contra a matéria e votou contrário à PEC.

Os deputados de Mato Grosso do Sul que votaram favoráveis à Proposta são: Beto Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Loeste Trutis (PL), Tereza Cristina (PP), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Rose Modesto (União Brasil) e Fábio Trad (PSD).

Piso salarial da enfermagem

De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), a proposta determina que uma lei federal instituirá pisos salariais profissionais nacionais para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a serem observados por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado.

Ao inserir na Constituição os pisos salariais para essas categorias, a intenção é evitar uma eventual suspensão na Justiça do piso aprovado pelo Congresso através do Projeto de Lei 2564/20 sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” (quando uma proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição lhe atribua competência para isso).
Com a aprovação em segundo turno, a matéria segue para promulgação no Congresso, prevista para esta quinta-feira (14).

Conteúdos relacionados

8 de janeiro
vereadores