Pular para o conteúdo
Política

‘Paz está no DNA do brasileiro’, diz Nelsinho sobre medo de Bolsonaro falar a favor da Rússia

Em recente viagem, presidente disse ser solidário ao país de Putin
Arquivo -
Nelsinho Trad
Nelsinho Trad

O senador (PSD) disse em entrevista ao Midiamax na manhã desta quinta-feira (24) que o presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar em tom conciliador, dentro do que lhe compete, a respeito do conflito entre Rússia e Ucrânia que ganhou novos capítulos a partir dos ataques ocorridos nas últimas horas.

“A paz está no DNA do brasileiro”, afirmou o senador. A declaração dele demonstra preocupação com a postura do presidente que, em visita à Vladmir Putin na semana passada, disse ser solidário à Rússia. O próprio publicou uma nota nesta manhã apontando que a resolução pacífica é o caminho mais apropriado.

Ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Nelsinho explicou que o brasileiro é pacifista ‘por genética’ e que qualquer medida que contraponha isso estará indo contra a essência do povo. Além disso, afirmou que os senadores estão preocupados com a situação na Europa.

“Pela história, a guerra é um lugar onde jovens que não se odeiam e não se conhecem se matam, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam”, destacou. Neste sentido, lembrou que o aumento do poderio bélico dos países pode custar milhares de vidas.

“Hoje em dia, com as armas que se têm, não se pode brincar com isso. Não é preciso muito para apertar um botão aqui e outro ali e causar problemas ainda maiores para a humanidade. Quando se entra numa disputa dessas, a porta da saída fica cada vez mais distante e qualquer recuo pode ser considerado sinal de fraqueza, uma pecha que esses líderes não querem”, afirmou.

Por fim, espera que o presidente se o presidente se manifeste em defesa da paz. “Acho que deveria buscar uma identidade brasileira que é a da busca pela conciliação. Tem que buscar o entendimento, se é que ele tem algum poder pra isso”.

Já o deputado Federal Fábio Trad (PSD) disse que a postura de Bolsonaro terá que ser revista em breve. “Sim, Bolsonaro fala pelo e o país não pode e não deve tomar partido em favor de um país invasor de país soberano. Por ora, acredito que este posicionamento não resulte em prejuízo comercial para o país, porém se a guerra se intensificar, o Brasil terá que rever sua posição para alinhar-se aos tradicionais aliados do Ocidente”.

O que diz o ITamaraty

“Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia.

O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cursinho popular tem até terça-feira para inscrição em programa do MEC que distribuirá R$ 24,8 milhões

21ª Feira do Artesão Livre expõe artesanatos feitos por detentos de MS no Fórum de Campo Grande

cpi bets

A pedido de Soraya, CPI das Bets vai ouvir sócio e diretor-executivo fintech na quarta

‘Pedacinhos’ do cometa Halley: Chuva de meteoros Eta Aquariids atinge a´pice na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Ossos e cabelo são encontrados nas fezes de onça suspeita de matar caseiro no Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Ainda não há informações de motivações ou como ocorreu o crime.

Famosos

Rihanna revela barriga de terceira gravidez no Met Gala e web reage: ‘Mãe do Milênio’

Cantora mostrou barriga de grávida durante evento em Nova Iorque

Cotidiano

Moradores se unem em protesto após motociclista morrer em trecho crítico do Los Angeles

Moradores afirmam que problema é antigo e se não houver solução, protestarão novamente

Política

Fraudes no INSS: Comissão de Transparência pode ouvir novo ministro da Previdência

Fraudes nos pagamentos do INSS podem ter feito mais de 4 milhões de vítimas